13 passos para vender mais na crise

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A crise trouxe uma instabilidade econômica para diversas empresas do Brasil. Portas fechando, funcionários sendo demitidos são exemplos de fatores que vêm acontecendo e que trazem ainda mais insegurança a todos.

Mas, se você é empreendedor, saiba que é possível vender na crise. E fique tranquilo, pois não é um bicho de sete cabeças. Com força de vontade, criatividade e esforço você vai ver o seu negócio continuar a crescer mesmo em momentos de instabilidade econômica.

Para isso, o palestrante de vendas André Ortiz trouxe 13 passos infalíveis para quem quer vender na crise. Veja só:

1 – Prospecte mais

Se você não estava prospectando, a hora é agora. E se já estava, triplique a quantidade. É preciso fazer visitas, mandar e-mail marketing, realizar ligações, entre outros.

2 – Diminua sua margem de lucro

Está difícil vender com a margem de lucro que você sempre trabalhou? Então é o momento de você rever isso. Diminua a sua quantidade de lucro, mesmo que você venda no atacado. O resultado virá nas vendas.

3 – Faça pós-vendas

Você já recebeu uma ligação ou uma visita de um vendedor de concessionária de veículos? Pois saiba que isso é mais comum do que você imagina. Ninguém faz um trabalho de pós-vendas como as concessionárias. Que tal aprender com eles? Ligue para o seu cliente após ele comprar o seu produto, mande um e-mail, convide-o para tomar um café. É preciso um bom trabalho para fidelizar o consumidor.

4 – Crie combos promocionais

Inspire-se no McDonald’s e crie combos promocionais. Se você tinha apenas um produto em seu portfólio, pense em alternativas para vender um combo. Sabe por que o McDonald’s é o maior vendedor de batata frita do mundo? A resposta está longe de ser “porque ele é o maior produtor”. Na verdade, é porque o fast-food é o que mais faz promoções que vêm com batata frita. Pense nisso.

5 – Aprenda com o concorrente

Verifique o que o concorrente está fazendo, aprenda, melhore e reinvente. Faça como a Samsung e a Apple. Em tempos de internet tudo é reinventado e quase nada é realmente criado.

6 – Visite grandes empresas

Em momentos de crise você pode ficar inseguro de visitar grandes clientes. Mas pense no exemplo da Locaweb. Eles começaram como uma empresa pequena, que tinha pouquíssimos clientes. Hoje, é a empresa que detém as maiores contas nacionais e multinacionais. Isso porque o corpo de vendas da Locaweb não teve medo ou insegurança de visitar os grandes clientes em potencial.

7 – Diversifique os seus canais de venda

Esteja em todo canto, tanto no mundo online quanto no offline. Se o seu objetivo é vender na crise, diversifique os seus canais de venda tanto quanto puder.

8 – Foque em um nicho específico.

Não adianta atirar para todos os lados. É preciso focar em um segmento específico que mais lhe atraia. A rede de restaurantes Madero, por exemplo, focou em carne e massa, que era o nicho que o proprietário sabia atender bem. Faça o mesmo.

9 – Estique seus planos de pagamento

Se você só permitia que o cliente pagasse em duas vezes, por exemplo, repense. Quanto mais esticado for o plano de pagamento, maiores as chances de você conseguir vender na crise.

10 – Reduza seus custos

Estamos em tempos de crise. É hora de repensar os seus gastos. Reduza o quanto for possível.

11 – Renegocie fornecedores

Visite os seus fornecedores em potencial, chame-os para tomar um café. Este é o momento de estreitar os laços com quem é benéfico para o seu negócio.

12 – Revise seus impostos

Vá até o contador e reveja os seus impostos. Às vezes, você pode ter uma boa quantia a ser ressarcida.

13 – Seja criativo

Avon, Natura, Boticário e Jequiti são exemplos de empresas que estão sempre se reinventando. Não foque na crise, não se acomode. Apresente sempre novidades aos seus clientes.

Agora que você já conferiu todos os passos, escolha, pelo menos, dois para seguir agora mesmo e começar a vender na crise. E lembre-se: não foque no problema, foque na solução.

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