Afinal, o que é liderança?

A arte de liderar remonta desde o aparecimento do homem na face da terra, onde o mesmo teve que encontrar maneiras de sobrevivência para vencer os problemas que a vida lhe ofertou. Imaginem vocês se o homem não conseguisse inventar o fogo ou mesmo domar os animais pré-históricos? Imaginem também se o homem não superasse seus adversários naturais para conquista de seus objetivos ou territórios novos ? Ou então, se o homem não se juntasse a outros para alcançar e superar os desafios encontrados?…..certamente não estaria eu, aqui e agora, digitando esse artigo.

Não é de hoje que o mundo nos mostra vários exemplos de pessoas bem sucedidas e outras nem tanto através do uso correto do que usualmente chamamos de liderança.
Mas afinal, o que é liderança? É usar do poder ou autoridade? (como o bem sucedido escritor James C. Hunter explana em seu best seller chamado “O Monge e o Executivo”); É ser “mandão” ou “paizão”? É ser bonzinho ou carrasco? É não escutar os outros ou escutar todo mundo? Pois bem, certamente essas dúvidas pairam sobre toda e qualquer pessoa que se vê diante do desafio de liderar pessoas.

Mas o que realmente fez o homem superar todos esses desafios foi certamente seu poder de liderança. Liderar é saber lidar com pessoas, lidar com problemas e lidar comsituações. Daí então o entendimento que nem toda pessoa é líder. Pois, nem toda pessoa tem a competência, sabedoria ou paciência de lidar com problemas, pessoas e situações com êxito.

Daí, alguns leitores ou alunos podem me perguntar ? Mas Prof. Ortiz, então nem toda pessoa consegue ser líder ? Acredito que toda pessoa consiga desenvolver suas habilidades de liderança contanto que tenha a humildade de reconhecer seus pontos fracos e saber onde necessita melhorar, daí para a excelência de liderança o processo é longo.

Para isso, o Palestrante de Liderança André Ortiz utiliza de algumas ferramentas que podem auxiliar pessoas que buscam não só lapidar sua liderança como também desenvolvê-la :

  • Cursos de Liderança para equipes de empresas;
  • Palestras de Liderança para líderes em geral;
  • Cursos de Liderança para comerciantes ou lojistas;
  • Palestras de Liderança para empresários em geral;
  • Cursos de Liderança para estagiários, trainees e funcionários em promoção;
  • Palestras de Liderança para estudantes ( universitários ou não);
  • Método L.E.V.A para empresas em geral, onde são desenvolvidos os 4 principais pontos da liderança : Liderança em si, Empreendedorismo, Vendas e Atitudes Motivadoras.

Liderar é uma questão de agir !

Portanto, lembre-se : “antes de mandar deve-se aprender a obedecer”, já dizia meu querido pai que me colocou no mundo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons