Afinal, o que é falar em público ?

Demóstenes, um antigo filósofo grego, foi um dos verdadeiros exemplos de superação na vida: foi considerado, pelos especialistas da fala, como um dos maiores oradores que este mundo já teve.

Para quem não conhece a estória de Demóstenes, vale a pena tecer alguns breves comentários sobre ele. Demóstenes não tinha voz bonita e tampouco facilidade para falar com as pessoas, pois além de muito tímido, envergonhado e fechado, ele tinha um dos “defeitos” gritantes para quem deseja falar em público: era gago ! Isto mesmo, gagagogooo..

Mas como então conseguiu ser um dos maiores oradores que este mundo já teve ? Ah..ele usava bem o microfone, o datashow, os recursos audivisuais, você deve estar pensando. A resposta é NÃO ! Até porque naquela época não havia nada disso. Era apenas a voz, a linguagem corporal, dicção, e muito, mas muito conteúdo ! (Até porque estas são as únicas e principais premissas  para se falar bem em público!)

Pois é, Demóstenes, superou a gagueira através de exercícios diários de treino, treino e mais treino para vencer este problema. E preparou-se, estudou e se planejou para conduzir falas e discursos com propriedade. Dizem os estudiosos que Demóstenes chegou a conduzir com maestria falas para quase 3.000 pessoas nos oráculos gregos.

Quantos e quantos Demóstenes existem hoje no mundo, você já pensou nisso ?  Não que todos sejam gagos, mas sim pelo desafio de falar em público com desenvoltura e propriedade. Falar em público é treino ! Falar em público é coragem e autoconfiança ! Porém, a maioria das pessoas tem um verdadeiro PAVOR de falar em público.

Errado ! Ninguém tem medo de falar em público, mas sim de ERRAR em público ! As pessoas tem muita preocupação do que os outros irão achar ou pensar dela, e daí vem inevitavelmente o “branco”, o “não vou conseguir” , o “isso não é para mim”, o “nossa..um dia queria falar bem em público, mas nunca conseguirei”…CHEGAAAA !!

Falar em público é AUTOCONHECIMENTO, é AUTOCONFIANÇA, é SUPERAÇÃO…é DESCOBERTA !!!

Todos nós podemos e devemos exercitar o falar em público, mas para tanto deve-se ter a devida coragem que está adormecida dentro de cada um de nós.

Terei o prazer em ajudar você que despertou esta coragem, pois todos nascem para falar em público, basta querer ! Pense nisso !

Prof.  André Ortiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons