Afinal, o que é MOTIVAÇÃO ?

Hoje em dia o que se mais ouve falar é sobre como está a motivação de fulano ou de cicrano ? Ou, nossa, como aquele sujeito é desmotivado com a vida ! Ou afirmações do tipo : Meu Deus,  o “João” é tão motivado que consegue trabalhar mais de 16 horas por dia !
Pois é, porém o que realmente significa motivação ?

Será que é só dinheiro no bolso ? Uma bela casa ? Um belo emprego ? Uma bela família ? Uma ótima conta corrente bancária ? A resposta é simples : não, não é mesmo.

Motivar-se é achar o tesão da vida que move cada um . Aquele gostinho ímpar que faz a pessoa tirar a cabeça do travesseiro, se levantar e falar um bom dia para o mundo com ânimo e disposição. Motivação é VIVER ! É encontrar um motivo para agir ! Motivação é buscar o propósito de estar aqui !

Porém, vejamos os cenários atuais em que vivemos :

  • Conforme a Unicef, dos quase 7 bilhões de habitantes que moram no nosso planeta hoje ( Abr/208), apenas 20 % possuem realmente uma vida digna, onde todas suas necessidades são supridas;
  • A taxa de mortalidade infantil como também o índice de criminalidade crescem na ordem de 30 % ao ano tanto em países desenvolvidos como os chamados de terceiro mundo;
  • As doenças e epidemais se alastrando constantemente nos 5 continentes;
  • O planeta Terra pedindo socorro através de seus tornados, geleiras, tempestades, ozônio e sua fauna e flora;
  • A tecnologia tomando conta de muitos empregos que outrora pertenciam a pais de família;
  • As clínicas psiquiátricas entupidas de pessoas com depressão, síndrome do pânico ou qualquer outro tipo de distúrbio mental.

Realmente, o cenário em que vivemos hoje não faz com que nos motivemos. Aí que mora a questão. Bastar escolhermos aceitar essa situação ou propor soluções de melhoria.
Sempre há uma saída. Problemas na vida sempre existiram e sempre irão existir.

Chegou o momento de olharmos só para as coisas boas da vida e pararmos de filtrar as ruins, por mais difícil e simplista que isso possa parecer. Muitos dizem que palestras motivacionais são pura “lingüiça” e que não valem para nada. Eu discordo plenamente. Pois não só palestras motivacionais, como livros de motivação, pessoas motivadas, papos saudáveis, objetivos definidos de vida, são os antídotos certos para nos vacinarmos contra os vampirões emocionais, as hienas hards e os pessimistas de plantão.

E não se esqueça, para cada pessoa motivada que nasce sempre nascerá três pessoas negativas. Portanto, comece cedo com os antídotos: não espere a motivação aparecer , vá ao encontro dela  !

Reflita nisso !
Fique com Deus, porque eu já estou !
Prof. André Ortiz – O Palestrante Vendedor !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *