COMO ABORDAR CLIENTES? COMO ATENDER BEM?

Olá, amigos, eu sou o André Ortiz e o vídeo de hoje te ensinará sobre como abordar bem os clientes.

Eu estive nas ruas de Campinas e conversei com várias pessoas sobre este assunto, veja abaixo o que alguns de nossos entrevistados me contaram:

“Uma boa abordagem ao cliente, deve, primeiramente, ser feita com educação e ter uma boa sondagem para saber o que ele procura para identificar, em nossas mercadorias, o que ele precisa. Não adianta forçar um produto que o cliente não queira, é importante que ele saia satisfeito e feliz. Todo bom vendedor deve ter foco, responsabilidade, compromisso com horários e bom relacionamento com a equipe.” – Pedro – vendedor de varejo há 5 anos.

“Acredito que um cliente só volta para uma loja ou empresa se o atendimento for bom e se o vendedor conseguir atender sua necessidade. Eu não volto a uma loja com um vendedor distraído, sem interesse, que, ao invés de me atender, prefere ficar no celular ou conversando com seus colegas.” – Rogério – cliente.

“Bom atendimento nada mais é do que você encantar o seu cliente, hoje, o atendimento anda bem precário, e você vai fazer a diferença com seu cliente através do atendimento e, com isso, você, com certeza, fideliza o seu cliente. O bom atendimento hoje é a alma do negócio, todo mundo tem produto, o diferencial é o atendimento. A falta de atenção com o cliente é o grande pecado capital das vendas.” – Michael – gerente de varejo.

“Eu gosto de entrar na loja e ser recebida pelo vendedor, gosto que ele venha e me pergunte no que estou interessada, o que eu quero comprar… se eu entro, fico olhando e ninguém me atende, acho pouco caso… o vendedor tem que me atender com atenção e educação; sendo bem atendida, a gente volta…”. – Ilma – cliente

“Eu acredito que um bom atendimento é o vendedor não insistir quando dizemos não, ele insiste para que compremos o produto dele. Eu espero que o vendedor ofereça com simpatia, boa vontade e atenção.” – Orlando – cliente.

Depois destas entrevistas, vamos a 6 dicas de como abordar bem os clientes.

Dica 1: Regra dos 15 segundos.
Ao abordar um cliente, você tem 5 segundos para sorrir para ele, mais 5 segundos para se apresentar e os outros 5 segundos para criar uma conexão.

Dica 2: Crie um script padrão de atendimento
Não inicie a conversa com falas amadoras do tipo “oi, posso lhe ajudar? Crie saudações para conduzir a conversa com seu cliente.

Dica 3: Siga as saudações do seu script
Um script real, para uma boa abordagem, segue saudações, isto é, seja educado e cumprimente de acordo com a hora do dia, apresente-se e pergunte o nome do cliente, isso estabelecerá uma ponte com ele.

Dica 4: Pizza da comunicação 7/38/55
Essa estatística é feita por várias consultorias renomadas de varejo, que identificam a comunicação do vendedor junto aos seus clientes. De 100% da nossa comunicação com o cliente, 7% é feita por palavras, 38% está na entonação da voz e 55% nos gestos, ou seja, precisamos entender que, 93% da nossa comunicação com nosso cliente, é composta por gestos e entonação de voz. Isso mostra a palavra é o que menos importa numa abordagem.

Dica 5: Ouça mais e fale menos
Faça perguntas abertas e fechadas para entender o que o cliente quer, a sua missão é oferecer benefícios e satisfação de necessidades, por exemplo: não venda roda, venda locomoção. Lembre-se, bom vendedor vende solução e benefício.

Dica 6: Saia do senso comum
Considere seu cliente um convidado, faça-o sentir-se bem e evite, como já falamos, as falas amadoras.

E por hoje é isso! Espero que você, meu amigo e minha amiga, tenha aprendido como abordar bem seus clientes. Bons negócios e até a próxima!

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