Como aproveitar o Dia das Crianças para fidelizar clientes para o Natal

Redação Oficina do Sucesso

Como no varejo as datas comemorativas são sempre sinônimas de aumento de vendas, dicas de presentes e movimento intenso, no Dia das Crianças não é diferente. Encantar o cliente e criar benefícios e cenários para os pais é fundamental para vender mais e manter a chama “acesa” para o Natal.

Segundo André Ortiz, especialista em vendas e diretor da consultoria Oficina do Sucesso, o Dia das Crianças pode ser a oportunidade para fidelizar clientes para o Natal, a data que mais vende no ano. “Assim como o Dia das Crianças, toda data comemorativa pode ser pensada como uma boa oportunidade de venda para a próxima data especial.”

O trabalho dos varejistas precisa ser constantemente planejado com estratégias de vendas e diferenciais no atendimento. “Para tanto, é necessário um trabalho com o banco de dados, que deve estar sempre atualizado”, explica André Ortiz, que também é professor da FGV (Fundação Getulio Vargas).

O professor explica que a atualização do banco de dados é fundamental na perspectiva de aproveitar o Dia das Crianças para, também, fidelizar os clientes para o Natal. Ele afirma que um dos principais erros dos comerciantes, empresários e lojistas é pensar que seus clientes já são fiéis. “Cliente fiel é utopia. Os varejistas precisam entender que, atrair os clientes com brindes e promoções é um diferencial importante que pode trazer bons resultados.”

Redes sociais

Essa é outra forma de entender o que o cliente precisa e manter contato com ele. Diante das novas tecnologias, que permitem aos profissionais de vendas e atendimento abordarem os clientes de diversas formas, é possível usar os novos meios de trabalho para encantar o cliente da maneira como ele espera.

O especialista ressalta que, deixar o nome do profissional “aceso” na mente do cliente é uma ótima estratégia. “O vendedor sempre será lembrado pelo atendimento surpreendente. Algumas formas de fazer com que o cliente lembre-se dele é deixar o seu cartão de visita, o seu folder, ou seja, o seu prospecto, mas sempre com nome, telefone e e-mail.”

Pensando nesse cenário, André Ortiz deixa seis dicas que podem ajudar os varejistas a alcançar esse objetivo.

1ª dica: Aja como o cliente principal – as crianças. Encante seus pais, mas coloque-se exatamente da maneira como os filhos querem ser tratados.
2ª dica: Peça indicações. Essa estratégia é usada com frequência em instituições bancárias, por exemplo. Quando um cliente indica um possível cliente, ambos lucram, pois a instituição aumenta um cliente na sua carteira e quem indicou pode ganhar descontos ou brindes.
3ª dica: Faça um pós-venda eficiente e surpreenda Ligue dois dias após a venda e pergunte como está o produto ou serviço adquirido. Entendeu o porquê da importância do banco de dados atualizado?
4ª dica: Treine a sua equipe para a venda adicional. Saiba que, os tomadores da decisão são os pais, mas os influenciadores da compra são os filhos. Portanto, sugiro que a equipe seja treinada para saber ler a linguagem não verbal durante o atendimento. Uma vez que o vendedor entender as linguagens não verbais, certamente, conseguirá sugerir novas compras, sem muito esforço. Para tanto, o vendedor deve ser astuto, consultivo, flexível e resiliente.
5ª dica: Presenteie seus clientes com brindes, como: canetas, chaveiros, objetos de decoração, entre outros que você saiba que irá agradá-los.
6ª dica: Trabalhe com as principais redes sociais: Elas são excelentes formas de Buzz Marketing e publique vídeos na internet que, hoje, existem maneiras gratuitas e, também, com valores acessíveis.

Informações à imprensa:

Jornalista responsável: Priscila Silva
(19) 3304-8587 | 99136-7910
priscila@priscilasilvaassessoria.com.br

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