COMO PERDER OU GANHAR CLIENTES NA CRISE?

O tema de hoje é: “Os 8 Passos para Perder Clientes em Tempos de Crise”.

Ué, como assim André, você vai me ensinar a perder um cliente?

Acompanhe o raciocínio:

1) Não Prospecte Clientes! – Se antes você prospectava um ou dois clientes, comece a prospectar dez clientes para você fechar com dois, três. Prospecte vinte, trinta, porque hoje é quantidade, pense nisso!

2) Não Dê Pós-Vendas! – Não ache que o cliente é fiel, fiel tem que ser você a ele! Lembre-se disso, fidelidade não existe. Faça um ótimo trabalho, seja fiel ao seu cliente!

3) Não Ofereça Brindes! – Eu sei que em época de crise temos que reter todos os custos e despesas, mas um simples brinde significa que você será lembrado. Ofereça algo que o seu concorrente acha que é custo. Lembre-se um simples brinde, pode ser um cartão de visita para você não perder cliente.

4) Não Esteja Onde Ele Te Procura! – Em época de crise se você está atendendo só em um ponto de venda físico, agora, você deve também trabalhar no mundo online. Tenha um site, faça uma estratégia de e-mail marketing e apareça nas redes sociais. Aprenda marketing digital, porque o cliente é showroomer – ele vai estar em todos os showrooms para te encontrar. Pense nisso, aja!

5) Não Surpreenda e Encante Ele! – Em tempos de crise a concorrência é grande, por isso, você deve fazer algo diferente para encantar o seu cliente. Busque fidelidade, tenha um atendimento diferenciado!

6) Arrogância! – Não seja ARROGADOS, cheios de si. Você profissional do relacionamento tem que ouvir mais e falar menos. Seja estratégico, ouça mais o seu cliente, não seja arrogante, seja humilde, por mais que o seu cliente/fornecedor/parceiro está falando besteira, não bata de frente, trabalhe o lado emocional. Segure a onda, não leve para o lado pessoal, releve!

7) Cliente Caroço! – O cliente não é caroço, ele é semente. Dê sempre o seu melhor sempre, ele pode não fechar com você de primeira, mas se o seu atendimento for profissional e diferenciado, ele volta. Faça o seu cliente ser semente, seja lembrado!

8) Nunca Fale de Preço Sem Demonstrar Todos os Valores e Benefícios! – Antes de você falar quanto custa, você deve falar os benefícios e os valores do produto. Antes de falar preço, fale de valor!

Agora sim, tenho certeza que você entendeu!

Espero que com estes 8 passos você encontre melhores formas de atender melhor o seu cliente.

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