Liderar é preciso!

Liderança !
Esta palavra nunca foi tão procurada nos buscadores da internet , como Google ou Yahoo. Só para ter uma idéia, se hoje você digitar :

  • Palestrante de Liderança: cerca de 158.000 buscas serão encontradas;
  • Curso de Liderança: 317.000 buscas;
  • Palestra de Liderança: 545.000 buscas;
  • E se for digitado apenas a palavra Liderança: aparecerão impressionantes 4.800.000  buscas relacionadas a esta palavra. Uau !!

Porém isto não se dá a toa.
O mundo hoje grita por líderes ! Desde a área esportiva, passando pela família até indo para as empresas nunca o papel da liderança foi tão procurado quanto ultimamente.
Cursos de liderança e palestras sobre liderança, como também artigos ( como este..rs) e literatura vasta sobre o tema ocupam espaços cada vez maiores nos jornais ou prateleiras das livrarias. Mas porque isso acontece ? Porque é tão importante assim conhecer sobre o tema liderança ?
Respondo eu com um ditado popular indiano : “É preferível ter um exército de ovelhas liderado por um leão, do que um exército de leões liderado por uma ovelha!”. O líder dá as diretrizes para as pessoas. Um time necessita de um treinador; uma família necessita de um mentor ( pai ou mãe, ou porque não os dois) e uma empresa precisa de cabeças pensantes, que corporativamente recebe o nome singelo de LÍDER !
Liderar é saber lidar com problemas e pessoas. Mas é fácil ? Se você disser que sim ( e que possui uma fórmula mágica para isso), por favor me ligue agora para escrevermos um livro e ensinarmos as pessoas. Não só ficaremos milionários juntos, como também  descobriremos algo que o ser humano busca desde seu nascimento e até agora não encontrou.
A função principal do líder é se conhecer. É motivar pessoas. É delegar e treinar seus liderados. É saber ouvir. Masssss..cá entre nós ..seu líder faz tudo isso ? rs. Ele ouve você ? E se você é líder, você vem praticando tudo isto ? Se não, comece a pensar hein…liderar é preciso..mas muitas vezes é preciso também ter a humildade de buscá-la. Um líder ou um aspirante à liderança deve primeiro buscar conhecimento em outros líderes, trocar experiências, porque não ouvir palestrantes de liderança, empresários de sucesso, profissionais que tiveram sucesso liderando equipes  ou participar de cursos de liderança, só desta maneira, dando e recebendo feedbacks um líder verdadeiro poderá cumprir com sua missão principal: servir, criar discípulos para assim formar outros líderes que venha substituí-lo ! Reflita sobre isso !

Por: Prof. Msc. André Ortiz
O Palestrante Vendedor !

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *