Motivar pra que ?

Tenho ministrado, nos últimos 7 anos,  em empresas e outras entidades, cerca de 5 palestras motivacionais por mês. Fazendo um cálculo simples e fácil, abstraindo as palestras de liderança, palestras de vendas e palestras de oratória, já foram nestes anos cerca de no mínimo 420 palestras sobre motivação ! Uau, algumas pessoas podem pensar, quanta gente você motivou hein André ! Pois é, porém, quanta gente ainda  vai precisar mais e mais ouvir coisas a serem ditas sobre motivação para o resto de suas vidas !

A verdade é que ninguém motiva ninguém sabe meus amigos, a não ser que a própria pessoa queira. Conforme grandes estudiosos da motivação como Abraham Maslow ou Frederick Herzberg, a motivação nada mais é do que ter um motivo para agir; um propósito; um objetivo bem definido para o alcance de algo. Massss…não é isso que tenho visto dentro das empresas ou com meus alunos nas universidades em que leciono.Muitas pessoas estão desmotivadas justamente por não saberem onde ir . Onde chegar. Ou pior ainda :  como, para que e porque ir a algum lugar ou objetivar algo? Porque valeria a pena ? Muitas das clínicas psicológicas e psiquiátricas estão lotadas de pacientes com depressão ou alguma outra patologia clínica justamente por não terem motivos para agir, ou seja, MOTIVAÇÃO para viver, tanto nos aspecto pessoal quanto profissional !

Concomitante a isto, encontro em comunidades no Orkut ou em outras redes sociais pessoas que odeiam palestras motivacionais ou palestrantes de motivação. Até concordo que há muitos “picaretas” que se aproveitam para falar sem sustentação acadêmica alguma  ou prática sobre o assunto, mas generalizar e dizer que todos palestrantes motivacionais ou palestras de motivação são ruins, daí é demais. É muito radical dizer que uma Ferrari é feia porque você de forma uníssona não gostou.

Motivar é preciso sim, e sempre será necessário. Todas as religiões se não tivessem um líder motivacional de nada seriam. Veja a Igreja Católica: ela dispõe dos padres para ministrar uma missa e porque não motivar seus fiéis. Veja a Igreja Protestante com suas diversas subdivisões evangélicas, utilizam de seus pastores para disseminarem a palavra e a motivação em seus cultos, e daí prolonga-se o exemplo a outras centenas de outras crenças e religiões.

Dado o exposto,  respondo o título deste artigo: motivar para que ? Simples ! Para estimular pessoas a se encontrarem na vida; para estimular pessoas a terem objetivos realizáveis; para terem, apesar dos problemas e preocupações na vida resquícios de esperança para lidar com isto. Um curso de motivação, uma palestra de motivação, uma palestra motivacional, um palestrante motivacional podem ser sim um atalho para que muitos problemas sejam, senão sanados, ao menos suavizados. Mas lembre-se: ninguém motiva ninguém , se este alguém não querer isso ! Pense nisso !

Por: Prof. Msc. André Ortiz
O Palestrante Vendedor !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons