Vendedor farol: saiba o que é e como ser um

Redação Oficina do Sucesso

A Revista VendaMais desse mês traz uma matéria sobre dois tipos de vendedores existentes no mercado: o farol e o lanterna. No decorrer da entrevista – que para mim, é sempre uma honra – explico que, o vendedor farol é aquele que, mesmo não ter atingido as metas anteriores, mantém o foco, com sua luz acesa e pronta para aceitar novos desafios, que são possíveis de surgir no dia a dia de trabalho, muitas vezes, para nosso aprendizado.

Já o vendedor lanterna, é aquele que, ao deparar-se com a primeira derrota, logo desiste. Sua luz é fraca e não suporta qualquer obstáculo.

O vendedor precisa entender que os iguais se atraem, ou seja, ao deparar-se com uma objeção, ele deve manter sua luz acesa. Mas, muitos desistem no primeiro momento. Deixo algumas dicas que podem ajuda-lo a ser um vendedor farol, e convido-os para lerem a edição de março da Revista VendaMais. Lá, você poderá conferir a matéria na íntegra. Já está nas bancas de todo o Brasil.

1) Goste de pessoas: Relacionamento é fundamental. O vendedor farol precisa gostar de pessoas e manter a luz acesa para novos conhecimentos.
2) Abordagem: Olhe nos olhos do cliente e sorria de maneira natural. Mostre que você está feliz em recebê-lo. Não demonstre somente o interesse pela venda, mas sim, a vontade de atendê-lo como ele necessita.
3) Tenha uma boa apresentação: Tenha a consciência de que antes de falar, você é visto. Portanto, esteja sempre apresentável esteticamente.
4) Saiba ouvir: Deixe o cliente falar. Ouça e entenda a necessidade dele, pois, às vezes, por não esperar o cliente terminar de falar, você pode entender errado e perder a venda.

Até a próxima!

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