Você está encantando o seu cliente?
Sábado de manhã, céu azul, um sol que abraça toda a extensão terrestre de norte a sul, temperatura subindo, ânimos crescendo…( e a pergunta que inconscientemente não quer calar em mim: será que você está encantando o seu cliente? continue a leitura para entender…)
Humm…que delícia, posso ir ao clube, tomar sorvete, namorar , jogar futebol com os amigos num belo churrasco, visitar a família, pois bem, um final de semana que pedi a Deus…
Nossa…já estava me esquecendo, nesse dia também é aniversário da minha mãe, a responsável pela minha existência, aquela que merece as maiores honras desse mundo. Coloquei a cabeça pra pensar e logo surgiu uma dúvida: o que dou de presente pra essa pessoa que tanto amo? Será que dou um CD do Roberto Carlos ( ela adora Roberto Carlos) ? Uma pintura de quadro ? Um jantar em família ? Já sei, uma roupa nova…Que dúvida !
Penso daqui, penso acolá, até que chego a uma conclusão : darei um vale viagem para onde ela quiser e flores…Isso mesmo F L O R E S !!
Empolgado e ansioso peguei meu carro e fui à floricultura mais próxima de casa para concretizar o desejo.
Chegando na floricultura, estacionei meu carro e logo fui conhecer todas as diversidades de um mundo florido. Vendo a atendente no balcão, fui todo empolgado ao encontro dela para me ajudar :
— Bom dia , como vai ?
— Bom dia só se for para o senhor ! Comigo está mais ou menos…Em que posso ajudar ?
Já depois dessa recepção, confesso que minha empolgação já foi um pouco minada, mas, tudo bem, eu perdôo, afinal hoje é sábado:
— É que hoje é aniversário da minha querida mãe, e gostaria de fazer uma surpresa a ela, o que você tem aí para eu presenteá-la ?
— Olha moço, hoje a gente só tem essas rosas aqui tá…Mas tão muito bonitas, aproveite , elas estão em promoção…Elas saem muito sabe…
— Ah ta…Mas é que eu gostaria de algo um pouco mais especial, algum arranjo um pouco mais trabalhado, você não tem aí ?
— Até tenho , mas é aquele arranjo ali da vitrine, não sei se o senhor vai gostar , já está ali há dois dias, mas mesmo assim é “bonitinho”, vai lá ver…
E O DIÁLOGO CONTINUA…
Pensei comigo : vai lá ver ??? Nossa, que menina preguiçosa. O mínimo que ela deveria fazer é buscar o arranjo e trazer até mim…mas , tudo bem, afinal, hoje é sábado:
— Muito bonito mesmo, mas minha mãe não gosta muito de violeta….você não teria outro arranjo bonito não ?
— Não ! Só esse aí mesmo.
— Poxa que pena, mas nem se você encomendasse algo pra mim…
— Ah senhor, eu até poderia , mas isso não é comigo sabe…
Meu ânimo então já começou a se esgotar, mas mesmo assim, tentei pela última vez, pois afinal hoje é sábado:
— Mas e se você ligasse pra pessoa responsável pra me ajudar ? Eu aguardaria.
— Ah…mas ta difícil ! Faz assim, passa amanhã , que ela já estará aqui…
Isso foi a gota d’água:
— Ah..pode deixar, não precisa fazer mais nada , pois o aniversário da minha mãe não é amanhã e sim HOJE…Passe bem e tenha um bom sábado !
E fui embora indignado com a má vontade da atendente , e me sentindo até intruso naquela floricultura.
O mais preocupante de tudo isso é que a culpa não é da atendente da floricultura por ter me atendido com desdém, mas sim do proprietário.
O dono do negócio é que necessita treinar seus funcionários para um bom atendimento.
De nada adianta você possuir uma linda loja, os arranjos mais lindos do mundo, cafezinho, estacionamento, vale-brinde,…etc..se na verdade o principal você não tem: PESSOAS QUE ENCANTEM O CLIENTE !!
Encantar o cliente não é apenas vender o que ele quer, mas sim ser consultor do que ele precisa…Um simples sorriso…um simples “Bom dia” bem dado..bastam…
Se ao menos a moça do atendimento me perguntasse quantos anos minha mãe estava fazendo, de que tipo de flores ela gosta, e coisas desse tipo.., certamente no mínimo eu compraria um botão de rosa…Mas não, nem isso ela se propôs a fazer.
Hoje o profissional de atendimento da floricultura não é apenas um conhecedor de flores, mas também um conhecedor de pessoas; antes de mais nada ele é um psicólogo.
Pense nisso, antes que seu sábado possa se transformar numa segunda chuvosa ! E o pior, seus lucros também ! (LHE PERGUNTO NOVAMENTE; afinal você está encantando o seu cliente ?)
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