Como concorrer com concorrentes maiores ?
Se você hoje vende algum tipo de produto ou serviço, certamente uma certeza tanto você quanto eu temos: você tem concorrentes! (se não tiver, por favor, me chame no OFF pois quero ser seu sócio imediatamente). Porém, o grande desafio de novos entrantes no mercado é justamente este: como concorrer com concorrentes maiores? Como concorrente com multinacionais ou outros gigantes que possuem uma estrutura muito melhor que a nossa? São estas indagações que me fizeram desenvolver este conteúdo de hoje. Prepare sua caneta e papel.
CAMALEÃO
Se você acha que a única maneira de como concorrer com concorrentes maiores é também se tornar um gigante, cuidado, não é por aí. Hoje, não é mais o “GRANDÃO” que sempre vence o pequeno, mas sim, o MAIS VELOZ que supera o lento. A postura de CAMALEÃO no mercado é obrigatória.
Pare de desistir quando encontrar um concorrente maior, não se desespere. Até por que ninguém faz negócios entre CNPJ com CNPJ, mas sim, de CPF com CPF. Quero aqui deixar 5 passos práticos que irão lhe ajudar de como concorrer com concorrentes maiores, anote-os!
1) VELOCIDADE
Vamos supor que neste exato momento você está assistindo o jogo do seu time (um dos menores do campeonato) contra o maior time em disputa. Você já percebeu que os atletas do time menor correm muito mais? Geralmente se esforçam muito mais? Deixam até sangue em campo se for necessário?
Pois é, isso é idêntico no mundo das VENDAS. Se você trabalha em uma empresa menor, e está concorrendo com concorrentes maiores, SURPREENDA SEU CLIENTE com algo que o “GRANDÃO” NÃO FAZ. Faça um serviço pré-venda ou pós-vendas, que o vendedor acomodado da multinacional não faz. Dê um SHOW DE ATENDIMENTO AO CLIENTE, mostre o diferencial da velocidade dos seus serviços.
2) SÓ VENDE MAIS QUEM TEM BZ ( BRILHO NO ZÓIO ) , BORA BRILHAR BZ !
De nada adianta o vendedor trabalhar na empresa do mercado, se ele mesmo é desanimado, desmotivado, sem atitude. A ÜNICA coisa que não dá pra ensinar a um vendedor é o BRILHO, e é exatamente isso que diferencia o vendedor da pequena/média empresa comparada à grande. Não seja um Z.A ( Zóio Apagado ), seja um autêntico BZ !
3) SEJA UM ESPECIALISTA
Se existe uma forma simples de como concorrer com concorrentes maiores é pela BUSCA DO CONHECIMENTO. Conhecimento não ocupa lugar e espaço, busque-o. Seja mais estudioso do que seu concorrente maior. Não existe tempo ocioso para você, seja o maior especialista da sua área, o seu cliente reconhecerá isso, tenha certeza!
4) CONHEÇA SEUS CONCORRENTES
Além de estudar sobre seus produtos e mercado, que tal também conhecer todos os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes maiores? Nunca fale mal de nenhum concorrente, porém, sempre exalte os seus próprios diferenciais comparado à concorrência. Conhecer sua concorrência lhe dará oxigênio para negociações complexas, faça essa lição de casa todo dia.
5) SUPORTE
Ao mesmo tempo que um concorrente grande tem muitos pontos positivos, traz consigo vários pontos negativos. E um deles é exatamente a falta de SUPORTE necessário. Que tal então se diferenciar por isso? Se o seu concorrente maior não consegue ter velocidade de resposta por CALL, 0800, CHAT ou mesmo PRESENCIALMENTE, que tal você estar 24 horas por dia e 7 dias por semana oferecendo isso?
Chega de focar nos seus pontos fracos, foque a partir de agora mesmo nos seus pontos fortes. Se alguém lhe perguntar como concorrer com concorrentes maiores, tenha certeza que ao menos 5 passos daqui pra frente você tem! Só vende mais quem tem BZ, Bora Brilhar Bz….
Assista direto no YOUTUBE: https://youtu.be/8le4_quE0nE
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