COMO MOTIVAR VENDEDORES NA PRÁTICA?
Dentre as várias funções do gestor, uma das principais é motivar o seu liderado. E com orientação dos meus gestores, eu quero desconstruir uma teoria motivacional chamada Teoria dos Dois Fatores, criada por Frederick Herzberg.
Essa teoria acredita que todo vendedor se motiva por dois fatores, primeiro o salário e os benefícios, e segundo, que todo vendedor é motivado por reconhecimento, oportunidade de carreira, treinamento constante e ser desafiado.
Em cima dessa básica teórica, eu reconstruí essa teoria com o conhecimento que tenho em neurociência e dei o nome de D.A.C.A.R.B.Z.
A teoria D.A.C.A.R.B.Z. possui sete passos:
- Desafiar: se você não desafiar um vendedor, ele se acomoda;
- Autonomia: não adianta desafiar, sem dar autonomia ao vendedor. Conceda autonomia;
- Criatividade: estimule a criatividade do vendedor, respeitando cada um;
- Autoconfiança: passe vídeos motivacionais, estimule seu vendedor;
- Realizar: forneça ferramentas para que ele consiga efetuar a venda, comemore com seu vendedor a venda efetuada;
- Bonificar: use premiações, reconheça o sucesso do vendedor;
- Brilho no Zóio: faça com que o seu melhor vendedor multiplique conhecimento e ajude os outros vendedores da empresa
Coloque tudo isso em prática e duvido que você não terá melhores resultados com seus vendedores. Faça o teste e depois venha me contar o resultado.
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