COMO PROSPECTAR CLIENTES – PARTE 1 – O PLANEJAMENTO
Nesta parte 1 da Série COMO PROSPECTAR CLIENTES, quero trazer para você amigo Empresário, Gestor de Vendas e Vendedor o tópico PLANEJAMENTO. Isso mesmo, antes de sairmos acelerados ao mercado para prospectar mais clientes, logicamente o passo número 1 é traçar o correto PLANEJAMENTO para que não gere retrabalho, como também desperdício de tempo e dinheiro.
Pegue agora mesmo seu papel e caneta, chame toda sua equipe de Vendedores e bora aprender ao menos 4 passos básicos para PROSPECTAR CLIENTES com mais inteligência e assertividade.
1) O PCI (PERFIL DE CLIENTE IDEAL)
Se o cliente comprador muda a todo dia, o seu PERFIL DE CLIENTE IDEAL ( PCI ) também deve ser ajustado à este movimento constante, você concorda? Enquanto a empresa não define exatamente o seu PERFIL DE CLIENTE IDEAL, sue equipe de vendedores literalmente não sabe quem prospectar de forma certa. Antes de qualquer movimento de prospecção, defina muito claramente quem é seu cliente? Poder de consumo? Faixa etária ? Classe social? Sexo? Preferências? Hábitos? Passatempos? Etc…etc…etc.. Ou seja, quanto mais específicos forem os atributos do seu cliente, mais assertiva será a prospecção dos mesmos.
2) OS 4 P’S DO MARKETING
Definir previamente também o Preço, o Produto ( ou serviço) , a Praça e os formatos de Promoção, certamente lhe ajudarão muito no processo de prospecção de novos clientes. Este Planejamento prévio é de fundamental importância para evitar ações erradas em nichos errados.
3) ESTRATÉGIA DE PROSPECÇÃO
A definição do processo de COMO PROSPECTAR CLIENTES tanto no ONLINE quanto no OFFLINE também devem fazer parte do início do trabalho comercial. Existem muitas empresas no mercado que literalmente “deixam a vida te levar”. Programar previamente quais Redes sociais, que tipo de Site e E-Commerce utilizar, como vender por Whatsapp e Email, assim como programar as visitas presenciais são peça-chava para o sucesso da prospecção.
4) POSICIONAMENTO É TUDO !
Como você quer ser lembrado na cabeça e no coração do seu cliente? Como o mais Valorizado, como mais um no mercado ou como o mais barato? Esse posicionamento deve previamente ser discutido por toda a cúpula da empresa para tatuar sua marca, seu produto e seu serviço não só no corpo de vendas, como também em todo o mercado.
Portanto, se alguém lhe perguntar como definir o PLANEJAMENTO para PROSPECTAR MAIS CLIENTES, que tal começar com estes 4 primeiro passos hein? Certamente lhe evitará muita dor de cabeça futura, pode acreditar.
E bora, #BORABRILHAR !
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