Como Prospectar Clientes? Parte 8 – Prospecção por telefone
Em tempos de INSIDE SALES, onde várias empresas estão usando equipes comerciais que vendem seus produtos e serviços por telefone, venho aqui trazer 6 passos para que você aprenda a Como Prospectar Clientes por telefone. Nesta parte 8, a última da Série COMO PROSPECTAR CLIENTES, preste muita atenção nestas dicas. Elas poderão lhe ajudar a economizar seu tempo e ganhar muito com isso.
Pegue agora mesmo seu papel e caneta e mãos à obra:
1) NUNCA LEIA SCRIPTS!
É horrível conversar com pessoas que mais parecem robôs do que humanos não é mesmo? Sabe aqueles vendedores e atendentes que seguem à risca um roteiro e não sabem fazer nada fora isso? Pois é, não cometa este erro.
Quer prospectar mais clientes por telefone? Então ao invés de ficar engessado e preso a um SCRIPT DE VENDAS, interprete-o. Isso mesmo. É ótimo termos scripts, roteiros e playbooks de vendas, o horrível é você não ter autonomia para entender as necessidades do seu cliente.
2) BZ É TUDO! SORRIA NO TELEFONE!
Você já notou que mesmo ao telefone nós percebemos quando a outra pessoa do outro lado da linha está SORRINDO ou não? Trazer entusiasmo, BZ BRILHO NO ZÓIO, e energia, são de papel fundamental para o sucesso do vendedor que vende por telefone, lembre-se disso.
3) SEJA OBJETIVO: QUEM É VOCÊ? DE ONDE É? O QUE FAZ? O QUE RESOLVE? E O OBJETIVO DA LIGAÇÃO!
Em menos de 1 minuto faça seu cliente (ou futuro cliente) saber quem é você? De onde é? O que resolve? E principalmente o objetivo da sua ligação. TEMPO é mais precioso do que dinheiro. Respeite o tempo do cliente, e o seu, e seja objetivo. Nada de ficar enrolando o cliente, vá direto ao assunto.
4) NUNCA SEJA INSISTENTE CHATO!
Se existe um problema gigante em vendedores iniciantes é não perceber quando se tornam insistentes para chatos. Seja persistente, mas nunca insistente. Perceba se de fato o seu produto é aderente à necessidade do cliente. De nada adianta querer vender roupa de magro, se o cliente é obeso, pense nisso e AJA!
5) DEIXE UM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
Ao prospectar clientes por telefone, faça seu cliente entender o por que deve ouví-lo mais. Use a abuse do vergo imaginar com seu cliente. Por exemplo: “O Senhor já imaginou economizar 50% nisso que está gastando? A Senhora já imaginou ter mais tempo com as pessoas que ama?”
Deixar um gostinho de quero mais na cabeça do cliente, é uma estratégia dos campeões de vendas. Nunca entregue tudo que seu produto ou serviço oferece de uma vez, vá cedendo aos poucos.
6) CRIE CENÁRIOS NA CABEÇA DO CLIENTE!
Depois de ganhar a ATENÇÃO do seu cliente, é hora de despertar o INTERESSE na cabeça dele. Após isso o maior desafio é fazer com que o cliente DESEJE muito o que você vende. E depois sim, feito tudo isso, ele vai e COMPRA. Acabei de lhe falar uma teoria mundialmente conhecida como AIDA ( ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO, AÇÃO).
Se você, durante sua abordagem e negociação, conseguir percorrer estes 4 pontos, meus parabéns, você acabou de se tornar um CAMPEÃO na arte de Como Prospectar Clientes por Telefone.
E bora, #BORABRILHAR !
Só vende mais quem tem BZ, bora brilhar BZ!
Assista direto no YOUTUBE: https://youtu.be/54hYq5fK-qs
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