P.A.N.F.A: a fórmula sedutora de sucesso em vendas

Escrito por André Ortiz

28 de junho de 2013

P.A.N.F.A: a fórmula sedutora de sucesso em vendaS

P.A.N.F.A é o resumo do trabalho bem sucedido do vendedor, traduzindo-se na fórmula sedutora de sucesso em vendas. Criada com o objetivo de lapidar e recriar talentos, o método P.A.N.F.A tem como objetivo capacitar profissionais, como: empresários, executivos, profissionais liberais, vendedores, entre outros que estejam dispostos a obter novos conhecimentos e manterem-se preparados para o mercado de trabalho.
É uma metodologia lúdica, utilizada em treinamentos para resultados em vendas. De forma divertida, interativa e responsável, são abordadas as cinco fases da venda, propiciando aos participantes desenvolverem seus conhecimentos, habilidades e atitudes, além de despertar estímulos e motivação para a equipe, o que gera produtividade e, consequentemente, o aumento dos lucros empresariais.

NÃO É SÓ TÉCNICAS DE VENDAS…
Mas, não basta ficar preso às técnicas de vendas, pois cada cliente tem o seu diferencial. Portanto, o vendedor, assim como o seu líder, devem estar cientes de que diante do atual cenário em que vivemos no mundo das vendas, podemos afirmar que cliente fiel é uma utopia. Os varejistas precisam planejar estratégias durante todo o ano para atrair novos clientes e aqueles que já passaram pelo seu estabelecimento.
Com a chegada da nova classe média e com a influência das novas tecnologias, há vários meios que podem ser utilizados para as estratégias do varejo, ou seja, é possível ouvir, entender a necessidade do cliente e atendê-lo da forma como ele espera.

Os comerciantes precisam entender que o planejamento estratégico deve ser feito no início do ano, quando as ações são previstas para cada data especial. Entretanto, ter ter o plano B e estar preparado para possíveis mudanças é fundamental. Criar uma ação, principalmente, para as datas especiais, deve ser pensada de forma que consigam fidelizar o cliente para futuras compras e, além disso, preparar os vendedores para atender as expectativas dos clientes. Para tato, é preciso entender a personalidade dos colaboradores, identificar o seu potencial para aquela função e ajudá-los no aprimoramento.
O resultado desse trabalho é o método P.A.N.F.A, que foi criado para treinar os profissionais a unirem as cinco fases da venda com as melhores práticas. E para que os resultados sejam alcançados, os treinamentos são elaborados de acordo com a necessidade de cada equipe.

P.A.N.F.A

P de Prospecção: o sucesso da venda começa nesse momento. Buscar clientes potenciais, mas com foco.
A de abordagem: após a “paquera”, é necessário planejar a argumentação, ou seja, saber apresentar-se, pois o cliente deve prestar atenção e permanecer encantado com o que você tem a dizer.
N de negociação: o vendedor deve saber lidar com as diferenças encontradas durante a prospecção e a abordagem. Portanto, paciência e persistência são atitudes imprescindíveis para obter sucesso nas vendas.
F de fechamento: certamente esse é o momento crucial da venda. Ao comparar com um relacionamento, é o momento que condecora o trabalho realizado. O vendedor deve estar preparado para o sinal de compra e, prontamente, “abraçar” a oportunidade.
A de acompanhamento: Parabéns! Você conquistou mais um cliente. Agora, é o momento de ser fiel a ele. O pós-venda requer simples atitudes que demonstrem persistência e dedicação. Acompanhar o trabalho do cliente e obter retorno referente ao seu desempenho é uma forma de mantê-lo perto de você, e não apenas satisfeito.

André Ortiz é palestrante de vendas, motivação, liderança e oratória e autor do livro “Sucesso em vendas com motivação”.
E-mail: [email protected]
Site: WWW.TVDOVENDEDOR.COM.BR

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