COMO VENDER MAIS COMO A RIACHUELO?
Olá amigo e amiga! Sejam bem-vindos à nova TV do Vendedor! Hoje eu convido você a participar de uma nova jornada de vídeos. Após o lançamento do meu livro “Sucesso em Vendas com Motivação”, a partir de hoje, coloco à sua disposição, diariamente, um vídeo sobre o mercado de vendas e negócios no Brasil e no mundo.
Hoje eu inicio com o estudo de caso do Grupo Guararapes, em específico, das lojas Riachuelo. Fundado em 1947, na cidade de Natal, pelo empresário Nevaldo Rocha, o grupo Guararapes se consolidou como a maior empresa de moda do Brasil e possui hoje o maior parque fabril da América Latina.
Em 1951 fundaram uma confecção em Recife e, em 1979, foi fundada a Riachuelo, uma das empresas do Grupo Guararapes. O grupo possui hoje 35 mil funcionários, produz 185 mil peças por dia e, com a marca Riachuelo, detém cerca de 273 lojas espalhadas pelo país; e é sobre ela que vamos falar.
RIACHUELO: CASO DE SUCESSO NO BRASIL !
Eu falo muito em minhas aulas e palestras que precisamos aprender com nossos concorrentes ou com os outros empresários do mercado. Então, vamos saber um pouco mais sobre um empreendedor, Flávio Rocha, o CEO do Grupo Riachuelo e filho de Nevaldo Rocha.
Ele assumiu a presidência do grupo em 2005 e, há mais de 10 anos, ele vem implantando o fast fashion, que é a integração da indústria com o comércio. Ele disse que gostaria de ser o “Steve Jobs da indústria têxtil brasileira” e, os números mostram que ele está conseguindo, pois desde quando começou este projeto, ele aumentou o faturamento do Grupo em 11 vezes.
Tem como meta duplicar a quantidade de lojas e, também, o de aumentar o tamanho da loja em si. Ele alterou a marca da Riachuelo para RCHLO e tem conseguido “tatuá-la” no coração e na mente de seus clientes; também aumentou as vendas por m2 de cada loja existente.
O que ele tem a nos ensinar? Se você está encontrando dificuldades, pense no que os seus concorrentes estão fazendo. No caso dele, ele também enfrentou barreiras, ele demorou um tempo para convencer o pai, mas se arguiu de algumas informações, principalmente vindas da espanhola Zara; depois de acompanhar o sucesso desta marca, ele trouxe sua proposta ao conselho da Riachuelo e conseguiu a aprovação para este novo conceito de moda, o fast fashion.
Agora, o que isso tem a ver com você? Vamos à sua lição de casa:
- Faça um novo planejamento por m2 da sua loja;
- Se o seu desejo é aumentar o tamanho da sua loja, crie filiais ou tenha novas unidades próprias, além disso, você pode aumentar o tamanho da sua loja atual;
- Treine sua equipe. Flávio Rocha se aproveitou bastante da energia dos trainees, porque a logística foi o principal efeito colateral deste projeto. Ele brinca dizendo que, antes do lucro chegar, vem o custo e, essa, é uma lição interessante para refletirmos.
Que tal fazer como ele? Traga à sua equipe novas ideias para pulsarem suas vendas!
Seu amigo André Ortiz, o eterno aprendiz! Até a próxima!
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