Como dar um Show de Atendimento ao Cliente ?
Nesta parte 2 da Série Empreendedor Vendedor, lhe convido a aprender Como dar um Show de Atendimento ao Cliente em 4 passos muito simples. Assim como o multicampeão, com 11 medalhas olímpicas, Mark Spitz diz: “Todos querem ganhar medalhas de ouro, mas poucos querem treinar para isso”. Vejo muitas empresas e profissionais falando bonito sobre atendimento ao cliente, visão, missão e valores, mas na hora da prática, vejo poucos efetivamente praticando aquilo que dizem.
Prepare agora mesmo seu papel e caneta e treine sua equipe de vendedores e atendentes a darem um show de atendimento ao cliente.
2.1 TREINE, TREINE E TREINE
Quer ser campeão em algo? TREINE. Isso mesmo. O treinamento contínuo fará da sua Força de Vendas, uma equipe campeã no que faz. Treinar e Capacitar é a única maneira que fará sua equipe respirar todos os dias os seus objetivos. Veja o exemplo da IBM. Trata-se de uma das empresas mais valiosas do planeta, e sabe por que? Uma das causas disso está exatamente no foco em treinamento contínuo. O turn-over da IBM é baixíssimo, e um dos motivos é exatamente o foco no atendimento ao cliente interno e externo.
2.2) O ESFORÇO SUPERA O TALENTO!
A PhD em Psicologia e Professora da Universidade de Pensilvânia, Dra. Angela Lee Duckworth, diz em seu livro que a persistência suplanta a inteligência, e o esforço supera o talento. De nada adianta ter treinamento contínuo, se a liderança não REPETIR continuamente o que espera da sua equipe. A REPETIÇÃO é a mola propulsora do alcance de qualquer sonho. Quantos e quantos de nós já desistimos de um curso de idiomas no meio do curso? Ou de uma dieta? Ou ainda de qualquer novo aprendizado? E sabe por que isso aconteceu? Faltou ESFORÇO, faltou REPETIÇÃO, faltou DETERMINAÇÃO. Equipe que dá Show de Atendimento ao Cliente repete sempre os processos, nem preciso falar da Walt Disney né?
2.3) CONTRATE BRILHO NO ZÓIO (BZ), TREINE HABILIDADES!
Se contratou errado, fica muito difícil depois consertar. Com algumas exceções, que tal ter mais atenção no momento de selecionar pessoas do mercado hein? Sugiro contratar pessoas com BZ, BRILHO NO ZÓIO, do que robustos curriculuns. Não que o bom curriculum não seja bem-vindo, não é isso, mas o que está de fato faltando no mercado são pessoas COM O BRILHO NOS OLHOS. Pessoas que ao falar, jorram ENTUSIASMO na voz, PARECE que vieram para iluminar tudo e a todos. Prefira este…
2.4) PRATIQUE OS 4A’S!
Se eu fosse um gestor de uma equipe de vendas e atendimento, certamente eu me preocuparia nos 4 A’s: Abordagem, Apresentação, no Atendimento em si e no Agradecimento. Tudo começa com a abordagem, é a primeira impressão que fica. Depois o cliente perceberá como você está se apresentando (o uniforme, aparência, o estabelecimento); logo após isso, daí sim inicia-se o atendimento em si, e ao final, o agradecimento. Em simples 4 A’s seja sincero: como está o nível do seu atendimento hein? Se você achou interessante este conteúdo, e aprendeu como dar um show de atendimento ao cliente, eu fico muito feliz por isso. Compartilhe com toda sua equipe, ela também merece aprender!
E bora,… #BORABRILHAR bz, só vende mais quem tem BZ, Brilho no Zóio!
Assista direto no YOUTUBE: https://youtu.be/nq9u2khjqYQ
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