Como Negociar com Clientes Difíceis ?
Vender para cliente que quer comprar é fácil, agora, vender para clientes que colocam diversas objeções na hora da compra é uma outra história. Neste artigo quero compartilhar com vocês algumas dicas de Como Negociar com Clientes Difíceis, e com isso, vender mais e melhor. Uma coisa deve ser entendida de uma vez por todas: um cliente difícil não é um cliente impossível.
Um cliente difícil é aquele que te coloca objeções ao longo da negociação, já um cliente impossível é aquele que de fato não vai comprar de você. Três são as formas de como saber lidar com um Cliente Difícil :
1) Existem 3 tipos de comportamentos difíceis de clientes: o pessimista, o arrogante e o nervoso; saber lidar com cada um deles é de fundamental importância.
1.1 – Pessimista: concorde discordando. Quando você faz isso, automaticamente o cliente entende que você não é pessimista como ele, e que com você ele não terá guarida nem apoio. Portanto, viu negociou com algum “vampiro emocional”, não deixe ele sugar seu sangue, mas sempre de forma sútil;
1.2 – Arrogante: por mais difícil que seja, nunca leve para o lado pessoal. Seja resiliente. A pior coisa que existe ao negociar com um cliente arrogante, é o vendedor também ficar arrogante. Conte até 1.000, mas não seja como ele, tenha paciência;
1.3 – Nervoso: nunca fale para este cliente a palavra “calma”. Isso soará, por incrível que pareça, como uma afronta e ele ficará mais nervoso ainda.
2) Separe a pessoa do Problema. Uma das artes de Como Negociar com Clientes Difíceis, é você entender que a pessoa não é o problema em si. Mas sim, as atitudes ou os processos envolvidos que devem ser entendidos. Nunca leve para o lado pessoal, por mais difícil que possa parecer;
3) Não seja você a pessoa difícil. Não são raras as vezes que uma negociação não segue à frente não pelo motivo do cliente ser difícil, mas sim, o inverso. Isso mesmo, alguns vendedores negociadores complicam o avanço das tratativas comerciais, justamente por não conhecer as melhores formas de negociar com clientes difíceis, e então, eles se tornam a trava.
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