Demita os Clientes Ruins !
Muitos Empresários, Gestores e Vendedores que participam dos meus treinamentos e consultorias, me perguntam o que fazer com Clientes que não Valorizam seus Produtos e Serviços, e pior, ficam falando mal deles por todas as redes sociais e outros meios virtuais, o que fazer Ortiz? Vamos lá ! A minha primeira pergunta que faço a todos, é a seguinte: Você tem certeza absoluta se esses “clientes” são realmente os seus Clientes? Ou apenas foram prospectados por sua equipe, na correria, sem um briefing adequado? sem uma sequência lógica de levantamento de necessidades? Vejo várias empresas no Brasil passando a semana toda fazendo várias e várias PROPOSTAS, e não fechando nenhuma delas Tornam-se verdadeiras FÁBRICA DE PROPOSTAS, e também FÁBRICA DE FRACASSOS EM VENDAS.
Vejo todos os dias, Gestores de Vendas e Vendedores reclamando que o mercado “tá parado”, e que ninguém tem dinheiro para comprar. Por outro lado, também percebo pouco treinamento em técnicas de prospecção e levantamento de necessidades, e com isso, péssimos resultados em fechamento das vendas, até porque Proposta feita para Cliente Errado é Proposta que vai para o Lixo. Lembre-se meu amigo leitor, que é impossível agradar todo cliente. Ë impossível satisfazer a necessidade de 100% dos clientes, sempre haverá alguém que achará “pelo em ovo”. Mas então o que fazer André? Ué, DEMITA CLIENTES ! Simples assim, DEMITA CLIENTES RUINS !
Na minha humilde opinião, essa história que CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO, é uma tremenda furada, uma tremenda balela. Eu digo que 99% dos clientes tem sim razão (até porque eles são o epicentro do nosso fluxo de caixa e a existência de existirmos), porém, o 1% refere-se àquele cliente que não dá VALOR ao nosso trabalho; àquele cliente que AGE DE MÁ FÉ; ou mesmo àquele cliente que foi prospectado ERRONEAMENTE por nossa força de vendas. Portanto, pare de ser uma fábrica de propostas e comece a ser uma fábrica de resultados. Que tal seguir estes simples passos para reverter isso hein:
* treine sua equipe de vendas no momento de prospectar clientes, utilizando-se de perguntas específicas no Briefing, assim você evitará gastar tanta energia com cliente ruim;
* afunile todos os dias: o Funil de Vendas ( Prospecção, Atendimento, Negociação, Fechamento e Acompanhamento) deve ser praticado todo dia, toda semana , todo mês pela Equipe Comercial;
* pare de focar esforços com clientes errados. Percebeu ao longo do atendimento que o cliente só quer preço, só quer leilão, só quer te usar para levar sua proposta à concorrência, imediatamente, Demita os Clientes Ruins !
Portanto, meu amigo BZ, lembre-se sempre que DEMITIR CLIENTES RUINS faz parte sim da saúde emocional e profissional da sua equipe. Arrume agora mesmo seu departamento e bora, #BORABRILHAR !
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