Histórias que deram certo

Escrito por André Ortiz

8 de maio de 2013

Histórias que deram certo

Matéria no Portal Exame conta história por trás dos nomes de 20 marcas famosas no mercado

Quem conhece as marcas mais valiosas não imagina que até erros de grafia e superstições serviram de inspiração para que hoje fossem fortes no mercado. Em matéria do Portal Exame, a jornalista Mirela Portugal conta a história de 20 marcas consolidadas no mercado. O que há por trás desses nomes que encantam os consumidores? Estratégia?

Vamos conhecer?

Starbucks
A rede de cafeterias americana representada pela sereia de duas caudas teve seu nome inspirado em parte pelo personagem Starbuck, do livro Moby Dick. Segundo o fundador Gordon Bowker, em 1971, a rede passou perto de ser batizada de “Cargo House”. Mas ele foi aconselhado por um amigo (publicitário) a investir em nomes iniciados com as letras “St”, que formariam palavras poderosas.

Smirnoff

O nome da vodka é uma homenagem ao russo Piotr Arsenyevitch Smirnov, dono de uma destilaria em Moscou. Seu destilado era reconhecidamente o preferido do Czar. A família fugiu para Istambul com a eclosão da Revolução Russa de 1917, e a marca começou a internacionalizar-se.

José Cuervo

O nome da tequila mexicana homenageia dois José Cuervo: o fazendeiro José Antonio de Cuervo começou a cultivar o agave, planta matéria-prima da bebida, em1758. Mais tarde, em 1795, foi seu filho José Maria Guadalupe Cuervo quem iniciou a produção do destilado. No Brasil, a marca é importada e distribuída pela Aurora.

Jack Daniel’s

A embalagem também estampa o nome do seu criador, o americano Jasper Newton Daniel, apelidado Jack. Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, a marca também é chamado de Old No. 7 (“Velho número 7”).

LEGO

Criada pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen em 1934, o nome da empresa surgiu a partir das palavras dinamarquesas “Leg Godt”, que significam “brincar bem”. Em latim, a expressão pode ser traduzida também como “eu armo” ou “eu junto” ou ainda “eu monto”, uma coincidência que o carpinteiro desconhecia.

Reebok

Fundada em 1895, o nome da marca esportiva foi inspirado na palavra “rhebok” – antílope, na língua africâner. Nos anos 2000 a Reebok vinha utilizando a abreviação “RBK” como novo símbolo da marca, mas desde o final de 2008 a empresa vem abandonando este símbolo e voltou-se a utilizar o nome Reebok por completo.

Amazon

O fundador Jeff Bezos queria um nome que começasse com a letra “A”, então apareceria mais cedo na ordem alfabética. Examinando o dicionário, ele deparou-se com o nome do grande rio brasileiro. Bezzos gosta de dizer que a dimensão do curso d’água é inspiração para o tamanho que seu site quer atingir. Detalhe: o site quase se chamou “Cadabra”, mas Bezzos desistiu do nome por sua semelhança, em algumas línguas, à palavra “cadáver”.

Johnnie Walker

O primeiro nome da marca foi Walker’s Kilmarnock Whisky, uma homenagem à cidade de Kilmarnock, onde seu inventor, o escocês John Walker, morava. Como dá para perceber, o nome da bebida foi alterado para homenagear o seu criador. É a marca de uísque mais distribuída no mundo, vendida em quase todos os países.

Nike

Fundada em 1972 pelo treinador de atletismo universitário Bill Bowerman e seu sócio, Phil Knight, a Nike tem o nome inspirado na deusa da vitória, Nice (Niké). O logotipo da empresa tem uma história interessante: semelhante a uma asa em referência à deusa Nice, o símbolo foi criado pelo jovem estudante de design Carolyn Davidson em 1971, e vendido por apenas 35 dólares.

BMW

Abreviatura de Bayerische Motoren Werk (Fábrica de Motores da Bavária), a empresa foi fundada em 1916 pelos irmãos Karl Rapp e Gustav Otto como uma fábrica de motores de aviões em Munique. Após a I Guerra Mundial, a empresa foi proibida de desenvolver aeronaves. Mas a origem da marca, no entanto, é até hoje vista em seu logotipo: a teoria mais comentada é que ele representa uma hélice de avião, nas cores azul e branco.

Antarctica

O nome foi originado da Companhia Antarctica Paulista, que fabricava a cerveja. A indústria era uma fábrica de gelo, daí a referência ao continente e a presença dos pingüins no logotipo. Lá eram fabricadas as famosas Sodas Limonadas dos anos 90. Em 2000, a empresa de fundiu com a Brahma, fundando a Ambev.

Google

Uma das marcas mais famosas do mundo, Google seria originalmente chamada de Googol caso uma falha de comunicação não mudasse a história. O erro no preenchimento de um cheque que os fundadores Sergey Brin e Larry Page receberiam em 1996 aposentou a expressão Googol (nomenclatura matemática para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros) e elegeu no lugar a versão alterada da palavra.

Chanel Nº5
Criada para a grife da francesa Coco Chanel, Chanel nº 5 foi assim chamado porque 5 era o número da sorte da estilista. A superstição fez parte ainda da apresentação do novo produto ao mundo: a criadora escolheu o dia 5 de maio de 1921 para lançar o perfume.

Skol
A Skol é uma marca de cerveja de propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg, com licença para ser fabricada no Brasil pela Ambev. O nome vem da palavra escandinava skål, que significa “à vossa saúde/à nossa saúde”; expressão comum que antecede brindes.

Pepsi
Criada em 1893 pelo americano Caleb Bradham, farmacêutico da Carolina do Norte, a Pepsi originalmente chamava-se Brad’s Drink, em referência ao nome de seu criador. Foi só em 1898 que Bradham passou a comercializá-la com o nome de Pepsi-Cola. O nome veio dos seus principais ingredientes, pepsina e nozes de cola. A marca, no entanto, só foi registrada em 1902.

Campari
O italiano Gaspare Campari trabalhava em bares criando receitas de coquetéis à base de vinho e ervas. A combinação que iria gerar o drinque avermelhado surgiu em 1867, e sua gradação alcoólica pode variar entre 20,5% a 28% dependendo do país onde é vendida.

Yahoo!
Ao contrário do que se imagina, o nome da empresa não veio da exclamação “Yahoo”, que em inglês pode significar comemoração ou alegria. Os fundadores Jerry Yang e David Filo escolheram a palavra por causa de uma influência literária: no livro de Jonathan Swift “As viagens de Gulliver”, os “Yahoos” aparecem como espécies de criaturas selvagens.

Dreher
O rótulo brasileiro surgiu do sobrenome de uma família alemã que plantava uvas na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grando do Sul, por volta de 1900. Com as uvas, eles faziam vinho branco, mas não demorou muito e o conhaque, obtido através da destilação do vinho branco, superou as vendas do produto original.

Nintendo
As três palavras “Nin” “ten” e “do” podem ser livremente traduzidas do japonês para “Deixe a sorte para o céu”. A Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi em 1889 e fabricava baralhos de cartas artesanais, parte deles com personagens de desenhos. Foi só após sua entrada no mercado de ações, em 1963, que a companhia passou a investir em jogos eletrônicos.

Estratégia no mundo das vendas é tudo depois de entender estas histórias que deram certo.

E bora, #BORABRLHAR !

Fonte: Portal Exame

WWW.SHOPDOVENDEDOR.COM.BR

Que tipo de venda você faz?

Posts Recentes

COMO SER UM BOM TREINADOR DE VENDEDORES?

COMO SER UM BOM TREINADOR DE VENDEDORES?

COMO SER UM BOM TREINADOR DE VENDEDORES? Quer aprender de uma vez por todas como ser um bom treinador de vendedores? Então anote isso: seus ensinamentos devem ser como PÃO! Não entendeu nada? Fique tranquilo, pegue seu papel e caneta e venha com a gente! SUAS PALAVRAS...

COMO SER UM GRANDE PALESTRANTE DE VENDAS?

COMO SER UM GRANDE PALESTRANTE DE VENDAS?

COMO SER UM GRANDE PALESTRANTE DE VENDAS? Sempre me perguntam quais os segredos de como ser um grande palestrante de vendas! Neste segundo trecho da entrevista que fiz com um dos Maiores Treinadores de Vendas do Brasil, o meu amigo Edilson Lopes @edilsonlopeskla da...

COMO TREINAR BEM UM VENDEDOR?

COMO TREINAR BEM UM VENDEDOR?

Como treinar bem um vendedor? Quer aprender definitivamente como treinar bem um vendedor? Simples, saiba separar muito bem em sua cabeça as diferenças entre CONHECIMENTO e SABEDORIA. Ah André, mas as duas coisas não são idênticas? Não! Preste atenção neste conteúdo,...

ABORDAGEM AO CLIENTE É TUDO EM VENDAS!

ABORDAGEM AO CLIENTE É TUDO EM VENDAS!

ABORDAGEM AO CLIENTE É TUDO EM VENDAS! J á te falaram alguma vez que ABORDAGEM AO CLIENTE É TUDO EM VENDAS? Se não te falaram, estou falando agora! Você não tem uma segunda chance de conquistar o coração e a mente do cliente, se a sua abordagem foi péssima. ABORDAGEM...

Vender é uma decisão de ação contínua responsável de entrega de valor que envolve o negócio e o cliente.

Toda venda envolve pessoas e o brilho nos olhos na negociação pode definir os seus resultados. Aprenda com André Ortiz como impulsionar seus resultados! 

Artigos Relacionados

COMO SER UM GRANDE PALESTRANTE DE VENDAS?

COMO SER UM GRANDE PALESTRANTE DE VENDAS?

COMO SER UM GRANDE PALESTRANTE DE VENDAS? Sempre me perguntam quais os segredos de como ser um grande palestrante de vendas! Neste segundo trecho da entrevista que fiz com um dos Maiores Treinadores de Vendas do Brasil, o meu amigo Edilson Lopes @edilsonlopeskla da...

COMO TREINAR BEM UM VENDEDOR?

COMO TREINAR BEM UM VENDEDOR?

Como treinar bem um vendedor? Quer aprender definitivamente como treinar bem um vendedor? Simples, saiba separar muito bem em sua cabeça as diferenças entre CONHECIMENTO e SABEDORIA. Ah André, mas as duas coisas não são idênticas? Não! Preste atenção neste conteúdo,...

ABORDAGEM AO CLIENTE É TUDO EM VENDAS!

ABORDAGEM AO CLIENTE É TUDO EM VENDAS!

ABORDAGEM AO CLIENTE É TUDO EM VENDAS! J á te falaram alguma vez que ABORDAGEM AO CLIENTE É TUDO EM VENDAS? Se não te falaram, estou falando agora! Você não tem uma segunda chance de conquistar o coração e a mente do cliente, se a sua abordagem foi péssima. ABORDAGEM...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *