Como Definir o Custo de Aquisição do Cliente ?

Escrito por André Ortiz

17 de novembro de 2020

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Como Definir o Custo de Aquisição do Cliente?

Muitas empresas literalmente não tem o controle do retorno do investimento que fazem em propaganda e marketing. Simplesmente jogam a responsabilidade para alguma agência de publicidade, fornecendo a verba para a campanha, e depois, ficando sem saber onde erraram. Isso muito se dá pela falta de definir o custo de aquisição do cliente, como também a falta de gerenciamento deste custo.

De nada adianta investir pelo lado do Inbound Marketing, altas cifras em Google Ads, Facebook e Instagram Ads, SEO, Marketing de Conteúdo; como também outras altas cifras pelo lado do Outbound Marketing em TV, Jornal, Revistas, Outdoor, Busdoor e Materias de Merchandising, se no final das contas a empresa não sabe ao certo de onde estão vindo os retornos de tudo isso. Por isso que é tão importante Definir o Custo de Aquisição do Cliente através do C.A.C.

Trata-se de um indicador de performance chamado Custo de Aquisição do Cliente. É muito simples: basta somar tudo que foi investido em marketing e dividir pelo número de novos clientes conquistados com essa verba. Por exemplo: vamos supor que a empresa tenha investido R$ 1.000,00 em uma campanha de divulgação, e como consequência vieram 10 novos clientes. Simples: o C.A.C é de R$ 100,00 por cliente. Ou seja, a empresa teve o custo de R$ 100,00 para cada novo cliente.

Essa métrica é excelente para conhecer até onde a empresa pode ir. Definir o Custo de Aquisição do Cliente é excelente, pois a empresa:

1) Começa a gerenciar melhor em qual mídia investir. Pois começa a analisar qual mídia dá mais retorno ao cliente;

2) Começa a ter o conhecimento de quanto custou cada novo cliente conquistado;

3) Descobre o que realmente é mais aderente ao que vende: se é o Inbound Marketing ou o Outbound Marketing, ou mesmo, uma mescla de ambos;

4) Descobre também os clientes que não fazem parte do seu perfil ideal. Portanto, a partir de hoje, saiba Como Definir o Custo de Aquisição de seus Clientes e não fique mais sem saber ter o controle naquilo que gasta. Bora, #BORABRILHAR !

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