A importância de uma Palestra de Vendas ou de um Treinamento de Vendas

Escrito por André Ortiz

5 de fevereiro de 2021

Treinamento de vendas, é isso mesmo que você precisa? 

Treinamento de Vendas ou Palestra de Vendas?  Qual é o melhor? Talvez a Palestra de Vendas seja a melhor opção pra você. Confira as diferenças e veja como uma palestra bem feita pode melhorar o desempenho da equipe de vendas. 

No Brasil, nos últimos anos, houve uma verdadeira explosão de Cursos, Workshops,  Treinamentos e Palestras de Vendas. Todas elas voltadas para capacitar, treinar e motivar Empresários, Gestores e Vendedores em geral. Até aí tudo bem, um ótimo movimento para a profissionalização do mercado comercial brasileiro. O problema é que nem todos estes serviços são tão profissionais assim, muito menos confiáveis.

Com o aumento das vendas feitas pela internet, principalmente através de E-commerces, Chats, E-mail marketing, Instagram, Youtube, LinkedIn, Facebook, entre outros meios, muitas sãos as maneiras hoje de abordar um cliente para vender um produto ou serviço. Até porque, se antes a única forma de vender algo era a presencial (ou seja, a visita do vendedor). Hoje praticamente a abordagem é feita a todo momento de forma omnichannel: tanto off-line quanto também, como mencionado, fortemente pelo on-line. As vendas acontecem a todo momento e em qualquer lugar, e quanto mais capacitado, treinado e motivado for o vendedor, melhores resultados o mesmo trará.

E é por isso que existem as Palestras de Vendas e os Treinamentos de Vendas: para capacitar a Força de Vendas da forma mais efetiva possível, em menos tempo por um investimento mais do que justo.

O que é uma Palestra de Vendas?

Palestra é toda aula virtual ou presencial, realizada pelo palestrante de vendas com o objetivo de passar conteúdo para o aprendizado da sua audiência. Geralmente uma palestra tem a duração máxima de 2 horas, passando disso, o poder de cognição do aluno certamente será impactado negativamente.

O objetivo da  Palestra de vendas  é indicar, mostrar como  resolver problemas pontuais dentro da estrutura do processo de vendas, ela aprimora e em menos tempo consegue trazer resultados expressivos para a equipe. Sendo assim ela pode ter seu tempo menor sem diminuir a qualidade e eficácia.

A principal função de uma Palestra de Vendas é suprir a necessidade  específica e de curto prazo que o contratante possui.

Geralmente as Palestras de Vendas mais contratadas referem-se à cinco distintas fases da Venda, também conhecidas como Funil de Vendas:

  1.  Prospecção de Clientes.
  2.  Atendimento ao Cliente.
  3.  Negociação com Clientes Difíceis.
  4.  Como Fechar mais Vendas em menos tempo, ou seja, o Fechamento da Venda;
  5. Palestra de Vendas sobre Pós-Vendas (Acompanhamento do Cliente), também chamado Follow-up.

O que é um Treinamento de Vendas?

A principal diferença entre uma Palestra de Vendas e um Treinamento de Vendas é justamente a carga horária e a metodologia de ensino.

Em um bom Treinamento de Vendas a metodologia de ensino é 100% Andragógica, ou seja, o vendedor participante é provocado a trazer todas suas experiências de vida, tanto pessoal quanto profissional.

A carga horária desse modelo é também muito mais robusta do que uma palestra. Existem formatos de treinamento com 4, 8, 16, 32 horas ou até mais, tudo dependerá da necessidade do contratante, como também do método aplicado pelo palestrante de vendas.

O principal objetivo do Treinamento de Vendas é fixar Conhecimentos, Habilidades e Atitudes em que o vendedor aplicará na prática e não meramente com conhecimento teórico que muitas vezes ele obtém em uma palestra (não que este conhecimento não seja importante).

Portanto, o Treinamento de Vendas é indicado quando a empresa necessita treinar todos seus vendedores, focando em um conhecimento, habilidade e atitude previamente bem definidos.

Como contratar um Palestrante de Vendas ou Treinador de Vendedores?

O grande perigo na contratação de um palestrante de vendas ou de um treinador de vendedores, é não obedecer alguns cuidados básicos antes da contratação do mesmo. Estes cuidados são:

  1. O instrutor possui forte formação acadêmica?
  2. Este treinador de vendas possui experiência prática para o exercício desta função?
  3. O palestrante já foi executivo em grandes empresas?
  4. O palestrante também possui experiência como empresário?
  5. Existem depoimentos de empresas e profissionais já treinados por ele, isso certamente evitará erros desnecessários;
  6. O treinador possui muitos seguidores nas redes sociais, como: Youtube, Instagram, Linkedin ou Facebook? Pois os comentários destes seguidores mostram o profissionalismo ou não desse profissional, assim como validam o trabalho deste profissional;
  7. O palestrante só se preocupa em vender suas palestras ou treinamentos ou ele efetua um briefing consistente antes da sua contratação, para assim, oferecer a capacitação certa para o cliente certo?

Assim como toda e qualquer profissão, infelizmente hoje existem muitos pseudo-professores e palestrantes, falsos gurus, e algumas pessoas mal intencionadas que se intitulam coachs, pelo simples fato de terem uma boa oratória e aparência, ou mesmo, uma rede social com muitos seguidores (muitas vezes até comprados).

Se você está procurando contratar um Palestrante de Vendas ou um Treinador de Vendedores leia a dica a seguir, certamente ela fará você não correr erros desnecessários.

O Palestrante Motivacional de Vendas Certo para sua Empresa – O PhD que Fala a Língua do Vendedor!

Existem hoje no Brasil, diversos palestrantes de Vendas sérios e competentes. Dentre os inúmeros podemos citar o Eduardo Tevah de Porto Alegre e o Márcio Miranda de São Paulo. Eles não só acumulam experiência prática como também acadêmica, além de terem muitos anos de mercado.

Um outro nome também muito procurado pelas empresas no Brasil, é considerado como um dos Palestrantes de Vendas mais contratado para Convenção de Vendas: trata-se do  Prof. André Ortiz. Além de ser o Maior Youtuber de Vendas do Brasil, com mais de 2.500 vídeos em seu canal e quase 15 milhões de views, Ortiz é Professor de Gestão de Vendas da Fundação Getúlio Vargas e também de Neurovendas da Florida Christian University, em Orlando nos Estados Unidos

Ortiz é autor de 5 livros e PhD em Neuromarketing. Trabalhou como Executivo em grandes empresas como Nextel, Ambev, Claro e Hsbc. É escritor, consultor empresarial e empresário. Possui aproximadamente 400.000 seguidores em suas redes sociais.

André Ortiz é considerado como um dos únicos PhD’s do país, que consegue falar de forma prática a língua do vendedor, unindo na dose certa muito conteúdo com uma linguagem lúdica e leve. Os vendedores e também líderes de vendas adoram suas palestras de vendas e treinamento de vendas justamente por saber adequar sua fala tanto para o Diretor de Vendas quanto para o Vendedor. Certamente, o  Prof. André Ortiz, é uma escolha segura ao contratar um Palestrante de Vendas para ministrar uma Palestra ou Treinamento de Vendas em uma Convenção de Vendas.

Conheça o canal do Instagram, nele são compartilhados conteúdos de alto impacto para vendas! Confira! 

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