Chefe bonzinho só se ferra !
Talvez você já tenha escutado em sua vida essa frase em algum lugar em que trabalhou: Chefe bonzinho só se ferra! Se não escutou, pode ter certeza que um dia escutará. Mas André, você então está querendo me dizer que deverei ser um CARRASCO, um MONSTRO, um AUTORITÁRIO juntamente com minha equipe? Nada disso, muito pelo contrário. O que mais quero é que sua equipe se desenvolva todos os dias, porém, do jeito certo.
Neste conteúdo de hoje, quero lhe propor 5 passos para que sua equipe não te desvalorize e comece a te respeitar mais. Até por que, chefe bonzinho só se ferra!
1) SEPARE PESSOAS DE PROBLEMAS !
Muitos executivos quando exercem um cargo de liderança encontram dificuldades em separar as pessoas dos problemas. Separar amizade de profissionalismo é um desafio a ser exercido por todas as pessoas que ocupam um cargo de gestão e liderança. Há líderes que simplesmente não tem coragem de chamar a atenção de liderados, ou pior ainda, muitos tem até vergonha, por incrível que pareça.
2) PRIMEIRO O RESPEITO, DEPOIS O CARISMA !
Não espere primeiro ganhar a amizade e depois o respeito. Procure sempre inverter essa ordem: primeiro ganhe o RESPEITO de toda a equipe, e depois sim o carisma, a amizade. Mas André, como consigo fazer isso na prática? Dando atribuições, comemorando junto o alcance de metas, mas sempre, com liberdade gerenciada. Quando a liberdade não tem regras, torna-se LIBERTINAGEM, e daí já era: a equipe não te respeitará mais, e achará você como um deles.
3) INFELIZMENTE DEMISSÃO FAZ PARTE!
Certamente uma das funções mais nefastas da liderança é DEMITIR um funcionário. Mas isso faz parte da vida do líder. Quando um liderado não traz competência atrelada à motivação, chega-se o momento de desligá-lo da empresa. E não é que existem “chefes” que não conseguem demitir ninguém? Isso mesmo, por incrível que pareça existem pessoas que ocupam cargos de liderança que simplesmente querem voltar a ser liderados, pois não conseguem demitir. E se o líder não demite, quem acabará sendo demitido é ele mesmo, lembre-se, chefe bonzinho só se ferra!
4) REGRAS CLARAS NA CONTRATAÇÃO!
No momento da contratação do funcionário, é necessário que o chefe deixe muito claro o que se espera do contratado. Regras claras, com metas, atribuições e responsabilidades devem ser dadas ao funcionário. Se isso não ocorrer, é possível que o líder comece a se sobrecarregar, efetuando tarefas que eram para ser do liderado.
5) DELEGUE MAIS E APRENDA A FALAR NÃO !
Se você ocupa cargo de liderança, cuidado, um alerta: não brinque de SUPER HERÓI ! Há uma infinidade de chefes que não delegam funções, justamente pelo motivo de não confiar em seus funcionários. Isso é um baita ERRO ! E existem ainda outros que simplesmente não sabem FALAR NÃO para pedidos da equipe. Resultado de tudo isso: SOBRECARGA DE TRABALHO, DESEQUILÍBRIO PESSOAL E PROFISSIONAL, STRESS, DOENÇAS E ETC, ETC.
Lembre-se: chefe bonzinho só se ferra! Saber falar não e delegar funções certamente é o início da retomada de sucesso da carreira do líder e gestor.
Assista direto no YOUTUBE: https://youtu.be/Nxo26zYB_IU
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