Como transformar Leads em Mais Vendas ?
Em tempos de transformações gigantes acontecendo nos departamentos comerciais de todo o planeta, muitos novos termos aparecem todos os dias para quem é de vendas: SDR, pivotagem, LTV, Cold Call, Closer, Nps, ROI, Hunter, Farmer, Inside Sales, Kpis e Leads, dentre outros infindáveis. E é justamente sobre este último citado, LEAD, que desejo lhe ajudar neste artigo: como transformar Leads em Mais Vendas? Pegue seu papel e caneta e Bora Brilhar.
O QUE É UM LEAD?
Lead nada mais é do que contato do cliente. Geralmente com o nome, endereço, e-mail, whatsapp, data de nascimento e profissão, o Lead é o início do relacionamento com o cliente. Quando o cliente é considerado apenas como um LEAD FRIO, significa que ainda não foi transformado em CLIENTE, em uma Venda. E é justamente neste sentido que desejo lhe ajudar: como transformar Leads em Mais Vendas? Como transformar Leads em novos clientes?
FUNIL DE VENDAS É UMA GRANDE CAIXA D`ÁGUA
Considere seu Funil de Vendas como uma enorme caixa d`água. Muitas empresas possuem muita água em sua caixa, porém a mesma não chega até todas as torneiras. Existem muitos vazamentos que não deixam a água chegar lá. Idêntico ao funil de vendas: existem muitos LEADS no início de contato, porém, pouquíssimos são convertidos em vendas. O que fazer? Onde está o erro? Deixo aqui 5 maneiras de consertar estes ˜vazamentos˜, anote-os:
1) GERE VALOR
Tanto para você do B2B quanto do B2C, se preocupe inicialmente em gerar VALOR ao seu cliente e não apenas tentar empurrar seu produto ou serviço. Não seja ansioso para vender, mas sim, se preocupe em ajudar o cliente na solução dos problemas dele. Que tal gerar conteúdos gratuitos com dicas para o cliente? Que tal promover eventos e lives do seu setor? Se há uma maneira de como transformar Leads em novos clientes, é ser lembrado como um apoio e não como um chato.
2) OFERTA IRRESISTÍVEL
Após ganhar a confiança e o coração do cliente através do relacionamento genuíno e sincero, lance no seu mercado uma OFERTA IRRESISTÍVEL. Se o mais difícil você já conquistou, exatamente a ATENÇÃO e o INTERESSE do cliente, agora ficará mais fácil ter uma ação de compra dele. Nunca queira lançar uma oferta sem antes se relacionar com seu cliente, nunca.
3) TEMPO DE RESPOSTA
Há um ditado popular que diz: ˜Macarronada se come quente!’ E em vendas este ditado é perfeito. Nunca demore em responder mais do que 5 minutos para um LEAD interessado. Tanto por e-mail, whatsapp, redes sociais ou qualquer outro contato digital. Quanto mais rápido melhor. Isso irá surpreender o cliente, pode ter certeza. Para isso TREINE SEUS VENDEDORES. Tenha um processo pré-definido para que isso aconteça a contento.
4) MARKETING BEM ALINHADO COM VENDAS
Nada melhor do que um JOB ROTATION (rodízio de funções) entre Marketing e Vendas para que a comunicação não tenha ruído algum junto aos LEADS. Como assim André? Quantas e quantas vezes eu presenciei desalinhamento entre estas duas áreas. O marketing desenvolvendo materiais para um tipo de PERSONA e vendas tentando vender para outro tipo de cliente. Para que isso não aconteça nada melhor do que ambos setores conhecerem muito bem o nicho de cliente, as características e dores exatas da PERSONA pretendida.
5) LINK DE CONTATO
De nada adianta você realizar muito bem estes 4 pontos citados, se o principal não acontece: você não ser achado, você não ser divulgado. Por isso mesmo que nunca canso em dizer: use e abuse dos seus LINKS DE CONTATOS. Em todas as redes sociais há um LINK para alguém lhe achar? No seu site ou e-commerce é fácil lhe contatar? Em toda sua papelaria de folder, cartões ou prospectos há link para o LEAD te ligar? Não espere o prospect te achar, facilite a vida dele.
Portanto, se alguém lhe perguntar daqui pra frente como transformar leads em mais vendas, certamente estes 5 pontos poderão lhe ajudar muito neste desafio, use-os e depois me dê o feedback se deu ou não certo, você irá se surpreender, te garanto!
E bora, #BORABRILHAR !
Assista direto no YOUTUBE: https://youtu.be/nCjCfpG5xm8
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