COMO AVALIAR MEU VENDEDOR?
Uau, após 7 episódios, chega ao fim esta série de Como Ser um Empreendedor Vendedor, com este oitavo e último episódio COMO AVALIAR MEU VENDEDOR. Até por que conforme o especialista Vicente Falconi diz em seu livro O VERDADEIRO PODER: que não avalia não gerencia.
Falconi prega que todo bom gestor, de Vendas ou não, deve praticar constantemente o PDCA para saber desenvolver sua equipe: P de Planejar, D (Do) de fazer, C de checar (AVALIAR) e A (Act) de refazer. E é exatamente sobre o C de CHECAR, AVALIAR que trataremos neste conteúdo. Exatamente: teremos aqui 3 formas de COMO AVALIAR O VENDEDOR de forma simples e objetiva:
1) TOTAL DE VENDAS
A mais óbvia de todas. Se o vendedor não vende, o que pode estar acontecendo? É problema do mercado? É falta de conhecimento? É falta de habilidade? A atitude dele está tímida para fechar mais vendas?
Aqui, o Gestor de Vendas vai comparar os meses de um ano com os meses do ano passado. Logicamente também deverá ter cuidado nesta comparação referente aos fatores externos, pois eles podem interferir neste resultado: Economia, Política, Pandemia, Concorrência, Movimentações do seu setor, entre outros pontos.
2) ATENDIMENTO X TAXA DE CONVERSÃO
Uma das melhores formas de COMO AVALIAR O VENDEDOR é comparar quantos clientes ele atendeu, e destes, quantos efetivamente ele fechou. O número de atendimento dividido pelo número de negócios fechados indicará a TAXA de FECHAMENTO efetivo do vendedor. Isso mostrará se o vendedor precisa ou não de treinamentos específicos!
3) PESQUISAS DE SATISFAÇÃO
Várias são as formas de avaliar um vendedor por pesquisas, porém, uma das mais utilizadas e assertivas chama-se NPS (NET PROMOTER SCORE). Este sistema levantará possíveis GAPS no ciclo de serviços para detectar onde pode-se ser melhorado. Como já dito, existem inúmeros outros KPIS, o que importa é avaliar!
Portanto, se alguém lhe perguntar COMO AVALIAR MEU VENDEDOR, sugira a partir de hoje estas 3 métricas simples, certamente será um bom início para CHECAR a competência da Força de Vendas. E bora…
#BORABRIHAR BZ, só vende mais quem bem BZ, bora BZ!
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