O que é ser um Vendedor ?
Atualmente, a profissão de Vendas é vista de forma bastante diferente em comparação com cem anos atrás. Vender era sinônimo de enganar o comprador ou simplesmente induzi-lo a comprar algo de que o vendedor desejava se ver livre. Charles Futrell (2003) relata que as funções ou atividades de um profissional de vendas podem variar de empresa para empresa. Isso depende se suas vendas envolvem, ou não, produtos ou serviços, das características de mercado da empresa, e também da localização dos clientes. Por exemplo, um profissional que venda produtos da Avon desempenha funções semelhantes a outros dessa empresa, mas ligeiramente diferentes das desempenhadas por um vendedor industrial da General Eletric.
Geralmente, o profissional de vendas desempenha nove funções, segundo meus estudos oriundos não só do meu Mestrado quanto também do meu Doutorado:
1) Criar novos clientes. Para ser um bom vendedor deve-se oxigenar constantemente sua carteira de cliente, transformando a mesma em rede de relacionamento contínuo;
2) Vender mais para a clientela atual. Fazer os famosos Cross-Selling e Up-Selling são tarefas de fundamental importância do vendedor profissional;
3) Construir relacionamentos de longo prazo com os clientes. Entender que o cliente não deve ser procurado apenas quando necessita-se bater a meta. Cliente bom é cliente para o resto da vida;
4) Trazer soluções para os problemas dos clientes. Muitas vezes o vendedor profissional deve ser sincero com o cliente dizendo que ele próprio não consegue resolver o problema do cliente. De nada adianta só querer vender se o problema real do cliente não for resolvido. O bom vendedor sabe que sua principal função no mercado é trazer curas para as dores de seus clientes;
5) Prestar serviços aos clientes. Preço, Qualidade, Prazo e Produto não são mais diferenciais dos bons vendedores, mas sim, pura obrigação. Agora, prestar uma pré-venda e um pós-venda diferenciado, aí sim, aí o cliente sempre lembrará como vantagem. Portanto, lembre-se: serviço fideliza, produto somente em si, não;
6) Ajudar a clientela a revender os produtos para os clientes dela. Criar conexões dos clientes com outros clientes também é de fundamental importância para o bom êxito do vendedor;
7) Ajudar os clientes a usar os produtos depois da compra. Estar sempre presente dando orientações quando o cliente necessitar, é de fundamental importância para a sustentação de qualquer negócio;
8) Consolidar o bom conceito da empresa. O Vendedor é o principal garoto propaganda da empresa em que trabalha. Sempre sua postura, seu atendimento, suas ações e suas falas serão lembradas pelo cliente como a imagem da empresa em que ele trabalha. Então, lembre-se: você vendedor é a cara da empresa, tanto para o bem, quanto para o mal, o seu posicionamento profissional fará o seu cliente te avaliar;
9) Fornecer informações de mercado à empresa. O vendedor também é o principal porta voz da empresa juntamente com os stakeholders do mercado em que atua. É de fundamental importância o vendedor trazer diariamente os movimentos que acontecem por parte da concorrência, de novos parceiros, de fornecedores, dos clientes, ou seja, de toda a cadeia de ação envolvida no processo.
Hoje, com o apoio de treinamentos, cursos universitários e especializações na área de Vendas, esta não só ganhou status de boa profissão, como também se tornou inspiração para vários estudantes em formação.
Portanto, se eu lhe dissesse aqui o que é ser um vendedor, lhe diria que é uma mescla de psicólogo, teólogo, ator, palhaço, amigo, pai, irmão, filho, humorista, ou seja, ser vendedor não é tarefa para amadores, mas sim, para apaixonados por pessoas. E o mais interessante de tudo, é que para ser um bom vendedor, não basta tão somente gostar de dinheiro, mas sim, muito mais, gostar de pessoas, pois são elas que trarão o dinheiro, entendeu? Nunca queira vender algo a alguém, sem antes se relacionar com essa pessoa. Dinheiro é apenas consequência e não causa. Vai lá e aja, vai lá e venda, vai lá e brilhe, mas sempre com profissionalismo! #BORABRILHAR
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