Como Atender Bem o Cliente ?
Quem já foi mal atendido na vida que atire a primeira pedra ! Meus Deus do Céu, fui literalmente APEDREJADO agora. Incrível como o ATENDIMENTO AO CLIENTE ainda é tão falho em nosso país. E neste artigo quero ajudar todo Empresário, Gestor e Vendedor a Como Atender Bem o Cliente, venha comigo!
Sempre quando sou contratado por alguma empresa para Treinar, Capacitar e Motivar uma Força de Atendimento e Vendas, gosto de trabalhar focado em 4 passos para Atender Bem o Cliente, também conhecidos como 4 A’S:
1) ABORDAGEM – Raramente temos uma segunda chance para causar uma boa impressão no cliente. A sua abordagem, mesmo sendo por chat, telefone, visita pessoal ou mesmo via Redes Sociais ou E-mail, deve ser simplesmente memorável. Vejo muitas abordagens iniciais que fazem o cliente fugir ao invés de comprar;
2) APRESENTAÇÃO – Antes de você falar, lembre-se, você é visto ! A aparência da sua força de vendas, da sua loja, do seu material de merchandising, da sua frota, do seu site, enfim sua apresentação corporativa como num todo deve também ser ESPETACULAR, lembre-se disso !
3) ATENDIMENTO – veja você, o atendimento em si é apenas o terceiro passo para aprender a Como Atender Bem o Cliente, e antes dele apareceram outros dois, você sabia disso? Aqui sim chega-se o momento de ouvir as necessidades do cliente, realizar um BRIEFING específico, contornar objeções e oferecer soluções para as dores dele;
4) AGRADECIMENTO – independentemente se o cliente fechou ou não contigo, AGRADEÇA. Faça com o que cliente volte outras vezes justamente pelo seu atendimento prestado. Propicie uma experiência única para o seu cliente. Ele até não pode ter fechado nada neste momento, mas agradeça, nunca seja grosseiro só porque ele não adquiriu nada.
Portanto, reflita muito bem sobre estes 4 A’s. Se você não sabia Como Atender Bem o Cliente, mãos a obra: comece dando estes primeiros passos, e bora, #BORABRILHAR !
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