8 passos para prospectar mais clientes!
Um dos maiores desafios de qualquer departamento comercial corporativo é justamente prospectar mais clientes e alimentar o funil de vendas. Percebendo esta dificuldade por parte de muitos empresários, comerciantes, lojistas e vendedores que me deparo, resolvi fornecer este conteúdo dos 8 passos para prospectar mais clientes, no intuito de ajudar a profissionalização das áreas comerciais.
Pegue agora mesmo seu papel e caneta e queira anotar ponto a pontos dos 8 passos para prospectar mais clientes, mãos a obra:
1) PLANEJAMENTO
Tudo começa com a definição do perfil ideal de cliente, como também as estratégias de prospecção, os 4 P’s do marketing e o posicionamento que a empresa deseja ter no mercado. Este planejamento inicial é de fundamental importância para o êxito do projeto.
2) ESTRUTURA
Quais serão as áreas geográficas prospectadas? Quantos vendedores atuarão nestas áreas? O regime jurídico deste corpo comercial será via CLT ou PJ? Quais mixs de produtos ofertados? Essas e outras questões devem fazer parte da estrutura da prospecção.
3) PROCESSO
Definir o estilo da prospecção é fundamental. Será prospecção off-lins, SDR ou Digital Sales? A concorrência é estudada neste processo? Outboun ou Inbound ou ambos será utilizados? Dentre os 8 passos para prospectar mais clientes, este é um dos principais.
4) LOJISTAS
Nunca confie plenamente e unicamente em Shoppings ou Associações. Faça sim sua parte sempre. Invista em Instagram, Whatsapp, Materiais de Merchandising e Indicações. Lojista acomodado, lojista fracassado!
5) REPRESENTANTES COMERCIAIS
Carteira de cliente não é Rede de Relacionamentos. O bom vendedor externo sabe muito bem a CURA que oferece para as DORES do seu mercado. Desenvolve muito bem seus catálogos e pastas. Profissionaliza sua equipe e está presente em seu mercado.
6) WHATSAPP
Trata-se de um dos maiores meios de comunicação do planeta. Vendedor do varejo que não utiliza o “zap” está morto. Nunca robotize seu contato, tente ao máximo humanizá-lo. Instale o Whatsapp for business e use das listas de transmissões. Certamente este é um dos passos para prospectar mais clientes que mais cresce no planeta.
7) VISITAS PRESENCIAIS
O mais tradicional meio de vendas desde a revolução industrial realizada no mundo, é a venda presencial, a visita “zóio no zóio”. Organização, Entusiasmo, Planejamento, Inovação, Relacionamento e Solução, são as características chaves do campeão de vendas externas.
8) TELEFONE
Este certamente é um dos passos mais antigos e eficientes de como prospectar mais clientes. Nunca leia roteiros, interprete-os. Seja objetivo. Crie cenários. Seja entusiasta!
E bora, #BORABRILHAR!
Assista direto no YOUTUBE: https://youtu.be/uFi9IPZfhL0
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