A venda só termina quando o cliente volta !
Encontro uma gigantesca quantidade de empresários, gestores de vendas e vendedores que reclamam todos os dias sobre a perda contínua de clientes. E sobre isso, faço apenas uma única pergunta básica: você está investindo mais em prospectar clientes ou em dar pós-vendas aos mesmos? E como já esperado, a resposta é sempre a mesma: mais em prospectar clientes. Isso só mostra a dificuldade que eles tem em entender que a venda só termina quando o cliente volta!
PROSPECTE SIM, MAS ACOMPANHE TAMBÉM!
De nada adianta investir milhões de reais e muito tempo na prospecção de clientes, se os mesmos são perdidos na mesma velocidade. E um dos principais motivos da perda destes clientes é falta de pós-vendas. A falta de acompanhamento e fornecimento de um serviço diferenciado.
O CLIENTE SÓ ESQUECE DE QUEM ESQUECE DELE !
A venda só termina quando o cliente volta, e isso nos mostra que a venda é infinita. A grande sacada é vender mais de 100 vezes para 1 único cliente, do que vender 1 vez para 100 clientes. Quando seu cliente volta para comprar mais de você, juntamente com ele muitas vezes chegam as indicações dele, e isso não tem preço.
Pare já de cometer o erro de só se investir na PROSPECÇÃO, mas comece também a investir no ACOMPANHAMENTO, na PÓS-VENDA. Até porque pós-vendas nada mais é do que uma pré-venda de uma próxima venda.
CLIENTE FIEL NÃO EXISTE
Portanto, chega de perder clientes, chega de ter clientes inativos em sua carteira. Transforme já sua carteira de clientes em REDE DE RELACIONAMENTOS. Um cliente só esquece de quem esqueceu dele, simples assim.
E lembre-se: se a venda só termina quando o cliente volta, esteja presente na vida dele o máximo possível. Cliente fiel não existe, é você que deve ser fiel à ele!
Bora, #BORABRILHAR !
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