Como está o seu pós-venda?

Escrito por André Ortiz

14 de fevereiro de 2013

Como está o seu pós-venda?

André Ortiz
Se todo final de ano você diz que vai fazer um planejamento estratégico para vender mais no ano vindouro, mas acaba sempre do mesmo jeito, saiba que você pode não ter levado em consideração uma estratégia simples e que pode ajuda-lo a conhecer melhor o seu cliente e, consequentemente, vender mais.

Você atualiza o seu banco de dados com nome, telefone, endereço e e-mail, envia um cartão de Natal e, no decorrer do ano, começa a disparar campanhas e promoções para todos eles. É assim que você faz? Então, está na hora de mudar a sua estratégia.

O primeiro passo para fidelizar clientes e convidá-lo para novas compras é manter um banco de dados eficiente e atualizado. Entretanto, saber usá-lo da maneira correta é fundamental.

A estratégia para fazer o seu banco de dados trabalhar para você é inserir a cultura do cliente. Exatamente! Você terá de reservar um tempo para conhecer o seu cliente e saber o que ele realmente gosta e que possa fazer parte da vida dele, assim, poderá oferecer o produto ou serviço que traga benefícios para o dia a dia do seu cliente.

Por isso, já no começo do ano, peça ao profissional responsável, uma breve orientação sobre as campanhas planejadas para acontecerem no decorrer de todo o ano. Com essa informação e um banco de dados atualizado, de acordo com a cultura dos seus clientes, é possível traçar estratégias que tragam bons resultados em suas vendas.

Ao fazer o trabalho de atualização do seu banco de dados, seja criterioso e detalhista, e demore o tempo necessário. Uma dica é você associar as datas comemorativas com o perfil de cada cliente, assim, quando chegar determinada data especial – que deve ser planejada com antecedência pela empresa – você saberá quais clientes poderá contatar para as vendas daquela data.

Outra dica importante é que a data de aniversário do seu cliente deve ser colocada no seu calendário como uma data especial. Acredite: parabenizar o seu cliente no dia do aniversário fará uma grande diferença no pós-venda.

Portanto, se você ainda não começou ou fez o planejamento de vendas anual como nos outros anos, comece já a mudar a sua estratégia e use o seu conhecimento para encantar o seu cliente. Você é o profissional que mais pode saber o que ele precisa.

Boas vendas!

André Ortiz é palestrante de liderança, motivação, vendas e oratória.
E-mail: [email protected]
Site: www.oficinadosucesso.com.br

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