Como Lidar com Reclamações de Clientes ?

Escrito por André Ortiz

31 de outubro de 2020

Como Lidar com Reclamações de Clientes ?

Como Lidar com Reclamações de Clientes ?

Você sabia que Reclamação é uma Consultoria Gratuita? Isso mesmo! Cliente que reclama é cliente que quer voltar e que gosta do que você oferece. O mais problemático é ter um cliente que não reclama para você e não volta, esse é o pior de todos. E pior ainda, ele fala mal de você para todo mundo, menos para você. Neste artigo de hoje, quero lhe ensinar em como lidar com reclamações de clientes e tirar proveito disso, bora ?

Na minha humilde maneira de ver, acredito que 5 são os passos para saber lidar com reclamações de clientes descontentes:

1) AGRADEÇA. Agradecer André? Você ficou louco? O indivíduo fala mal de mim e mesmo assim você quer que eu agradeça? Sim senhor e sim senhora, exatamente isso. Diga ao cliente que são clientes como ele que fazem da sua empresa, do seu produto, do seu serviço e do seu atendimento, algo melhor a ser oferecido ao mercado. Por isso mesmo, agradeça. ( é sempre bom lembrar que NUNCA conseguiremos agradar a todos, portanto, haverão determinados clientes que mesmo você fazendo tudo por eles, mesmo assim, sempre estarão descontentes, é a vida);

2) PEÇA DESCULPAS EM PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR – EU. Após receber uma reclamação do seu cliente, diga que você apreciou a observação feita, e que você, em nome da empresa, pede desculpas pelo dissabor causado. Prefira sempre o EU do que o NÓS. Falar: eu te peço desculpas ao invés de nós lhe pedimos desculpas, é bem melhor;

3) PROMETA SOLUÇÃO. Não seja como político mentiroso, faça uma promessa ao cliente e adote o caso até o fim. Acompanhar o problema até ser resolvido é o que o cliente mais espera de ti;

4) SOLUCIONE. De nada adianta prometer se não resolver não é mesmo?

5) LIGUE DE VOLTA DANDO FEEDBACK. Essa é a parte mais adorável que o seu cliente sonha. Você ligar de volta, após o problema resolvido, e ainda dar seu parecer e porque não, pedir novas indicações de clientes. Portanto, lembre-se sempre que nem sempre é ruim ter cliente reclamando algo para você. Cliente que Reclama é Cliente que te Ama. Trate bem todo tipo de insatisfação, pode ser o caminho mais fácil de economizar muito dinheiro, não esqueça disso! Bora, #BORABRILHAR

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