Como Vender para Cliente Arrogante ?

Escrito por André Ortiz

16 de outubro de 2020

Como Vender para Cliente Arrogante ?

Como Vender para Cliente Arrogante ?

Muitos são os tipos de clientes difíceis para atender, porém, um deles deve ter uma atenção mais do que especial: o cliente arrogante. Mas André, como saber lidar com uma pessoa que me humilha, que me ignora e que se acha a estrela mais brilhante do céu? Pois é, por isso mesmo que vamos aqui colocar algumas ideias a respeito disso.

Primeiro é importante entender o significado da palavra ARROGANTE. Etimologicamente ela é oriunda do Latim “arrogos” que significa CHEIO DE SI; INFLADO. Ou seja, a pessoa arrogante se reveste de um escudo chamado arrogância para se inflar e se proteger. Torna-se assim uma auto-defesa para que ninguém descubra seus pontos fracos. O arrogante, na verdade, é a pessoa mais insegura da face da terra, pois lá no íntimo do seu ser, ele tem a necessidade de estar sempre um passo acima das outras pessoas para que assim ninguém o ataque ou o supere. O cliente arrogante não é arrogante apenas com o vendedor, mas ele é arrogante com a vida, com todos.

A grande sacada para saber lidar, atender e vender para um cliente arrogante é exatamente NÃO SE TORNAR COMO ELE. Eu sei que é muito difícil isso. É mais fácil dizer aqui na teoria do que na prática, quando estamos sendo humilhados por um sujeito como esse, mas é possível, com muito treino e persistência.

Alguns são os passos para saber lidar com este indivíduo de comportamento difícil:

1) Quanto mais arrogante for o cliente, por mais difícil que seja, o vendedor deve ser mais HUMILDE. Isso mesmo, HUMILDADE advém do Latim “Humus” que significa FÉRTIL. Não estou dizendo aqui para o Vendedor ser tonto, submisso ou subserviente, mas sim, ser SÁBIO em fazer com que este cliente ache ou pense que saiba mais do que ele. É o verdadeiro SABER LEVAR com paciência este cliente, o verdadeiro “SABER ENGOLIR SAPO”, como se diz popularmente aqui no interior de São Paulo;

2) Por mais que o cliente seja estrela, lembre-se: é preferível perder uma discussão, mas ganhar uma venda. Quanto mais PSICÓLOGO E PACIENTE for o vendedor, melhor serão seus resultados com este cliente big star;

3) Lembre-se que muitos clientes arrogantes, após serem “respeitados”, voltam e querem ser atendidos apenas pelos vendedores “pacientes” rs… Incrível como alguns vendedores comentam entre si: “Nossa, eu não sei como o Joãzinho consegue ter paciência com o Cliente X…pois é insuportável…” Pois é, o Joãozinho é um vendedor muito sábio, pois soube decifrar como o arrogante age e pensa !

Portanto, bora, #BORABRILHAR com esses estrelas que querem atenção, mas nunca, nunca seja como um deles ! Repito: é preferível perder uma discussão e ganhar a VENDA !

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