Erro cometido por vendedores : PARAR DE PROSPECTAR CLIENTES!
Para quem trabalha vendendo algum tipo de produto ou serviço, sabe muito bem que existe um processo de vendas, que se inicia pela prospecção e atendimento, avança pelo negociação e fechamento, e se reinicia através de um pós-vendas profissional que direciona à uma nova prospecção. Ou seja, trata-se do famoso Funil de Vendas. O caso é que existe um erro cometido por vendedores : PARAR DE PROSPECTAR CLIENTES! E é sobre isso que falaremos neste artigo e curto vídeo. Bem-vindo!
Se é sabido que existe um FUNIL DE VENDAS com começo, meio, fim e recomeço, porque será que vendedores param de prospectar clientes hein? A resposta é muito fácil e simples: ZONA DE CONFORTO. Isso mesmo. Ao começar ganhar dinheiro com determinado cliente, os vendedores ou empresas já acham que este cliente é FIEL, e daí você já sabe o resultado não é mesmo? PERDA DE CLIENTES !
A maneira mais sábia para que isso não ocorra é PROSPECTAR constantemente. É fazer o vendedor entender que carteira de clientes é diferente de rede de relacionamento. De nada adianta ter mais de 10.000 contatos, se nenhum deles lembra de você não é mesmo? Ok André, mas como corrigir isso? Como corrigir o erro cometido por vendedores de PARAR DE PROSPECTAR CLIENTES para uma mudança de hábito?
TREINAMENTO SEMPRE….
A resposta é: TREINAMENTO. A Gestão de Vendas deve dar um treinamento constantes para que sua equipe prospecte constantemente. Desde o uso da ferramenta utilizada de acompanhamento ( podendo ser planilhas, aplicativos ou mesmo o CRM), até a checagem e acompanhamento.
Se você está passando por perda constante de clientes, se reúna urgentemente com seus vendedores para reavaliarem como está o processo de prospecção. De duas uma: ou estão sendo prospectados clientes errados, ou simplesmente a prospecção não está acontecendo.
Portanto, transforme imediatamente o erro cometido por vendedores de PARAR DE PROSPECTAR CLIENTES para o acerto de PROSPECÇÃO CONTÍNUA. Só dessa maneira você começará realmente a crescer, pois cliente bem atendido e encantado, imediatamente e naturalmente INDICA OUTROS.
E bora, #BORABRILHAR !
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