Como Vender para Diferentes Clientes?
Quem eu devo dar prioridade de atendimento e vendas: o cliente que compra constantemente de mim ou o cliente que compra o produto mais caro que vendo? Essa pergunta é de fundamental importância para gerirmos com excelência nossa Carteira de Clientes. Vender para Diferentes Clientes é uma grande missão para o Gestor de Vendas. Porém, ele sabe mais do que ninguém que cada cliente possui um LTV diferente. LTV, refere-se ao Indicador Chave de Performance chamado LIFE TIME VALUE, também conhecimento como Valor de Tempo de Compra do Cliente.
Imagine comigo agora uma seguinte situação:
1) Um cliente compra com você todos os meses o valor médio de R$ 100,00.
2) Um outro cliente faz uma única compra em um mês de R$ 2.000,00. Quais destes dois clientes devem ter prioridade de atendimento da sua equipe?
A resposta é: DEPENDE ! Os dois são de fundamental importância para a sobrevivência de qualquer empresa. Pois o primeiro cliente gera um fluxo contínuo de renda para a empresa. Já o segundo reflete o perfil de um cliente PREMIUM, que também merece toda atenção da empresa.
Vamos aos fatos: ambos clientes devem ser igualmente bem tratados, atendidos e encantados, porém, se o cliente PREMIUM começar a realizar outras compras recorrentes, logicamente o LTV dele será maior do que os outros clientes, e portanto, deverá ter um ATENDIMENTO PERSONALIZADO e com mais certos MIMOS, pois trata-se de um cliente que dá mais retorno financeiro.
A grande sacada nesta situação de saber vender para diferentes clientes é a habilidade do Gestor de Vendas entender que todo cliente é importante para a empresa, porém, a forma de atender cada um, deverá vir recheada de novos serviços, conforme o tipo de cliente. O que não dá é ficar perdendo clientes por serem diferentes. Bora, #BORABRILHAR !
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