O QUE FAZER QUANDO O CLIENTE NÃO RESPONDE A PROPOSTA?
Cá entre nós: sabe aquele cliente que lhe pede uma proposta, você envia e ele não responde? Dá uma raiva não dá? Pois é, exatamente sobre isso que hoje quero conversar contigo: O QUE FAZER QUANDO O CLIENTE NÃO RESPONDE A PROPOSTA? Se este assunto lhe interessa, pegue agora seu papel e caneta, vou deixar 8 simples passos para saber lidar com essa situação.
Uma coisa deve ser lembrada sempre: PROPOSTA NÃO SE ENVIA, PROPOSTA SE APRESENTA, mesmo sabendo que cada caso é um caso. Vamos então aos 8 passos para melhorar o este processo de espera e ansiedade:
1) NÃO PASSOU CONFIANÇA
Em alguns casos, simplesmente o cliente não reponde sua proposta por que você não passou confiança a ele, e o mesmo não gostou de interagir com você, simples assim;
2) FÉRIAS, DEMISSÃO OU ÓBITO
Uma coisa que muitos vendedores esquecem é que do outro lado da negociação está um ser humano que pode ter entrado em férias, ser demitido, ou simplesmente ter morrido. Por isso que ele não respondeu sua proposta…
3) ENTRE EM CONTATO
Não fique esperando o cliente ligar, entre em contato via telefone ou whatsapp ou e-mail, ou mesmo visite, mas AJA.
4) FRIO, MORNO OU QUENTE
Se você como vendedor não testou a temperatura de fechamento do cliente no contato com ele, então me desculpe, você vai sofrer muito com isso. Faça perguntas ao cliente para descobrir o GRAU DE URGÊNCIA DELE, sempre;
5) É QUEM BATE O MARTELO?
Descobrir se o cliente é apenas um influenciador na compra ou realmente é o decisor fará total diferença para agilizar a resposta do envio da proposta;
6) AMARRAÇÃO DE DATA DE RETORNO
É no momento do envio ou apresentação da proposta que se deve amarrar a data de retorno para prosseguimento da tratativa. Se você não fizer isso no primeiro contato, o cliente fará você esperar e muito;
7) JOB ROTATION (RODÍZIO DE FUNÇÃO)
Se o gestor de vendas perceber que o relacionamento do cliente com o vendedor não deu “liga”, então deve-se agir rapidamente para mudar de personagem fazendo uma troca de vendedores, isso chama-se job rotation;
8) DEMITA O CLIENTE
Se depois de toda essa maratona o cliente não te valoriza e não te valorizou, não se menospreze. Foque seus esforços para atender clientes que te valorizam, e DEMITA ESTE CLIENTE, simples assim!
E bora BRILHAR BZ, só VENDE MAIS QUEM TEM BZ, BORA BRILHAR BZ!
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