O sorriso é um importante aliado para vender na crise

Escrito por André Ortiz

30 de junho de 2016

O sorriso é um importante aliado para vender na crise

Quem de nós nunca passou pela situação de chegar a uma loja e ser atendido por alguém mal-humorado, não é mesmo? A maioria das pessoas que se enxergam nessa situação acaba desistindo da compra. E lembre-se que o sorriso é um importante aliado para vender na crise, aliás, sempre foi.

E tem até pesquisa que releva como o humor pode impactar os negócios de um empreendimento. O palestrante de vendas André Ortiz explicou, em seu último vídeo, como o sorriso pode aumentar a sua lucratividade.

De acordo com Guy Kawasaki, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, as empresas que estão mais lucrando são aquelas que os atendentes são treinados para sorrir.

Está provado que o mau humor, a indiferença, a falta de educação ou simpatia fazem os clientes fugirem de você. Por isso, em época de crise, nada melhor do que investir no sorriso. Além de não custar nada, este gesto pode aumentar o quanto você está vendendo.

Para você ter uma ideia da importância do sorriso, o palestrante de vendas André Ortiz contou que existe até um ranking mundial para detectar os países que possuem os atendentes mais simpáticos.

PESQUISA 

A empresa brasileira Shopper Experience, junto com a sueca Better Business World Wide, realizaram uma pesquisa onde mais de 1 milhão e 100 mil pessoas responderam aos questionamentos em mais de 61 países. Só no Brasil foram 22 mil pessoas que participaram do levantamento.

A boa notícia é que o Brasil subiu de posição. No ano passado, o país ficou em penúltimo lugar no ranking de sorrisos em atendimento ao cliente. Este ano, aparecemos em 25º lugar.

Para o palestrante de vendas André Ortiz, isso pode ser um reflexo da crise. Isso porque ela faz você querer melhorar e treinar os seus vendedores e vendedoras cada dia mais. Em contrapartida, os atendentes – com medo de perder o emprego – acabam se tornando mais simpáticos.

Por isso, aproveite a crise e estimule os seus funcionários a sorrirem. Esse simples gesto pode ser o seu diferencial frente aos concorrentes. Pense nisso.

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Veja o vídeo onde o palestrante de vendas André Ortiz explica o porquê do sorriso gerar mais vendas:

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