Como Atender Clientes Difíceis ?
Cliente Difícil não é Cliente Impossível. Muitos vendedores, gestores e empresários ao se depararem com um cliente de comportamento difícil, logo já desistem do mesmo. Porém, a notícia boa é que há solução para não perder este cliente, basta entendê-lo melhor. Neste artigo, lhe convido a Como Atender Clientes Difíceis, e deixar de perder dinheiro com eles.
Na verdade não existe cliente difícil, mas sim comportamentos que não foram compreendidos pela equipe de vendas e atendimento. Ah André, para com isso vai, você diz isso porque não atendeu hoje um cara Arrogante, outro nervoso, outro pessimista e outro mal educado que acabaram com o meu dia. Muita calma nessa hora! Vamos a alguns passos para saber e atender todos estes clientes considerados difíceis:
1) Entenda que não é a pessoa em si que é difícil, mas sim, o COMPORTAMENTO DELA. Então, ao detectar uma pessoa com comportamento desafiador, pare, respire, pense e entenda o que o comportamento dela tem a lhe ensinar;
2) Estimule o cliente a falar, a desabafar, a extravasar tudo que ele acha certo. Sei muito bem que isso é muito difícil, mas experimente. Ao deixar o cliente difícil falar, ele verá que você está do lado dele e não contra;
3) Separe a pessoa do problema. Muitas vezes o vendedor ao atender um cliente arrogante, automaticamente torna-se arrogante também, pois a briga de ego começará a existir. Quando você separa a pessoa do cliente com o processo ou a reclamação dele, imediatamente começam a surgir respostas.
Lembre-se sempre para atender um cliente difícil, muitas vezes a reclamação dele ( quanto pertinente), torna-se uma CONSULTORIA GRATUITA para a empresa.
Portanto, se deparou com um cliente difícil, bora praticar, bora atender, #BORABRILHAR, bora…
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