Vendas para Clientes Localtivista

Escrito por André Ortiz

8 de setembro de 2020

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Vendas para Clientes Localtivista

Com o advento da Pandemia surgiu um novo tipo de consumidor e cliente para as empresas e os vendedores: o cliente Localtivista.

Esses clientes querem manter seu dinheiro dentro das comunidades em que vivem. Os clientes localtivistas, possuem uma questão de causa. Eles acreditam muito que a região onde moram, e os produtos e serviços vendidos nesta região, suprem 100% suas necessidades. Valorizam demais suas culturas, costumes, hábitos e regionalizações. Esse perfil de cliente não é novidade alguma, porém, é um nicho de clientes que ganhará mais e mais força como a gente já vê acontecer todos os dias nos rincões de todo o país.

O que antes era uma história apenas mais nichada, hoje é muito mais amplo, trata-se de explosão de micro nichos, os quais, vendedores e empresas que conseguirem entender, terão clientes bastante leais. Para os Localtivistas, o ativismo local tem o poder de mudar o mundo. Conforme citado no site https://medium.com/mecalovemeca/conhe%C3%A7a-os-localtivistas-130b101bb633 , os clientes localtivistas se definem como:

“Um grupo que prioriza a própria comunidade e sua consciência”, afirma Luiz Arruda, diretor da consultoria WGSN Mindset. “E a definição de local é relativa: pode ser a de um país versus o mundo, de um estado versus um país. É sempre uma questão de priorizar um local menor. De manter o conteúdo, a cultura e o dinheiro dentro dessas comunidades e garantir a vitalidade desse ciclo.”

Na África do Sul, por exemplo, o movimento “Be Local-Buy Local” ganhou força ao apoiar empreendedores locais e celebrar as tradições africanas. Fomentar o comércio local se torna uma maneira de revisitar a própria história e fortalecer vínculos. “É dessa forma que você garante a sobrevivência de um repertório, de uma identidade. Não deixa de ser uma ação de resistência”

Em suma, as Empresas e Vendedores que conseguirem mapear e ler as necessidades de um público/nicho com necessidades bem específicas e regionais, certamente conseguirá lucrar muito com este público, como também conquistar o coração e razão destas “tribos”.

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