Como Atender Bem um Cliente ?
Se há um gesto simples de encantar o cliente é chamá-lo pelo nome dele. E é incrível a quantidade de vendedores e atendentes que perdem essa oportunidade simplesmente deixando de olhar o nome do cliente no cartão de crédito ou débito do mesmo. Quer aprender a como atender bem um cliente? Siga esses simples passos.
A primeira coisa a fazer é abordá-lo de forma gentil, simpática e muito educada. A segunda coisa é prestar muito atenção em sua vestimenta e como está o ambiente de trabalho em que atende o cliente. O terceiro passo é saber ouvir o cliente com muita atenção. E o quarto e último passo é agradecer pelo atendimento.
Porém, é incrível como percebo a falta de treinamento no varejo brasileiro. Passos simples de se fazer, porém, complexos de se implementar, inacreditável. Poxa, não adianta nada investir milhões em estrutura, estoque e tecnologia, se o principal que é gestão de pessoas não for implementado. Quer aprender de vez como atender bem um cliente? CAPACITE sua força de vendas e atendimento. Treine à exaustão. Motive periodicamente.
Não há outra maneira de encantar o cliente senão por pessoas. O simples sorriso de um vendedor bem treinado abre portas, e principalmente bolsos. Mas isso tudo deve vir de cima para baixo. A cultura da empresa deve estar focada no encantamento e fidelização dos clientes. Do contrário, de nada vai adiantar o esforço em vão de um liderado se o próprio líder não é focado no atendimento.
Portanto, se alguém lhe perguntar como atender bem um cliente, que tal começar olhando com atenção o nome dele no cartão e saudando-o com com sorridente bom dia hein?
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